Livro de estreia de ilustradora lésbica aborda temáticas duras com delicadeza e conquista seguidores nas redes sociais
A ilustradora e quadrinista Helena Cunha (30) lança em setembro sua primeira graphic novel, “Boa Sorte”. O livro conta a história de Julieta, uma adolescente que lida com a descoberta e aceitação de sua própria sexualidade ao mesmo tempo em que vive o luto pelo suicídio de Laura, sua irmã mais velha. Solitária, Julieta escreve para a irmã sobre a nova rotina na cidadezinha fria e esquecida pelo mundo para onde foi forçada a se mudar e viver com sua avó severa e quase desconhecida.
Lésbica assumida desde a adolescência, Helena mistura suas próprias lembranças e sentimentos da época à trama ficcional. A história tem conquistado jovens e adultos LGBT, que se identificam com a jornada da protagonista em busca de pertencimento e as sensações causadas pelo primeiro amor, a amizade e o amadurecimento. “Boa Sorte é a uma história sobre procurar o seu espaço no mundo quando você parece não se encaixar em lugar nenhum e sobre encontrar coragem para ser o que se é”, conta a autora.
O livro, que está em pré-venda, também é publicado no perfil da autora no Instagram, uma página por dia, desde o dia 16 de março desse ano, causando um aumento orgânico de 300 para 14 mil seguidores:
“Eu estava terminando o livro e me preparando para imprimir e participar de eventos quando veio a quarentena. Foi um balde de água fria. Eu comecei a publicar as páginas despretensiosamente, para me não perder o ânimo e ver a reação das pessoas. Algumas páginas de quadrinhos e conteúdo LGBT me encontraram através das hashtags e compartilharam o meu perfil. Desde então o crescimento foi muito além do que eu poderia imaginar. As pessoas leem, se identificam com a história e compartilham com os amigos. Algumas me mandam mensagens de apoio, contam as próprias experiências e fazem desenhos inspirados nos personagens. Tem sido muito gratificante.”
A curiosidade dos leitores sobre o final da história gerou um brinde inusitado para aqueles que compram a versão impressa: um spoiler. Trata-se de uma arte que não faz parte do livro e responde uma pergunta comum entre os fãs. A arte vai bem guardada em um envelope lacrado e “vigiado” pela avó da protagonista e o leitor só pode olhar quando terminar de ler o livro. “É uma brincadeira com os leitores, que acabaram se apegando ao jeito bravo da vó Cora. E o pior é que funciona!”, diz Helena.
O livro pode ser comprado até o dia 14 de setembro no valor promocional de 45 reais. Após essa data o preço será 50 reais. O envio é feito para todo o Brasil.
O NotaTerapia fez uma entrevista com a autora e você pode conferir a íntegra em nosso canal no Youtube:
Contato
Instagram: @helenacunhas
Loja: helenacunha.iluria.com
Email: helenacunhaart@gmail.com
Telefone: (21) 98467-1292
Comentários estão fechados.