Todos no seu devido lugar.
Todos felizes.
Todos pertencem a todos.
É verdade o que você está lendo: o livro Admirável Mundo Novo virou uma série! A série busca adaptar a complexa obra de Aldous Huxley que tem sido o retrato de uma sociedade contemporânea que se apresenta cada vez mais distópica. A obra, que já teve duas adaptações para o cinema, respectivamente em 1980 e 1998, chegou, pela primeira vez, na televisão.
O NotaTerapia elencou 5 motivos para você ver essa série!
1- É baseada em livro de Aldous Huxley
Aldous Huxley é um dos escritores inglês mais intrigantes da literatura mundial. A sua visão distópica do mundo, apresentada em seu clássico Admirável Mundo Novo, tem ganhado cada vez mais destaque com os novos eventos políticos e sociais de nossa sociedade. O autor, no entanto, era reconhecido também como um grande pensador sobre o mundo ao seu redor, tendo refletido amplamente também sobre o presente. Como se costuma dizer, Huxley era humanista e pacifista.
Além disso, Huxley também flertou com o misticismo filosófico e com o universalismo em obras como A Filosofia Perene (1945) e As Portas da Percepção (1954), em que interpreta sua própria experiência psicodélica com mescalina. Outro romance bastante conhecido do autor é Island (1962) em que o autor apresenta, além da distopia de Admirável Mundo Novo, uma percepção utópica da realidade.
2- É um clássico distópico futurista
Admirável Mundo Novo trata de uma sociedade inteiramente organizada segundo princípios científicos, na qual a mera menção das antiquadas palavras “pai” e “mãe” produzem repugnância. Um mundo de pessoas programadas em laboratório, e adestradas para cumprir seu papel numa sociedade de castas biologicamente definidas já no nascimento. Um mundo no qual a literatura, a música e o cinema só têm a função de solidificar o espírito de conformismo.
Um universo que louva o avanço da técnica, a linha de montagem, a produção em série, a uniformidade, e que idolatra Henry Ford. Essa é a visão desenvolvida no clarividente romance distópico de Aldous Huxley, cujo objeto é a sociedade capitalista, industrial e tecnológica, O moderno clássico de Huxley não é um mero exercício de futurismo ou de ficção científica. Trata-se, o que é mais grave, de um olhar agudo acerca das potencialidades autoritárias do próprio mundo em que vivemos.
3- A história da série, chamada ‘Brand New World’, é reveladoramente intrigante
Na trama da série, assim como no livro, teremos uma sociedade futura, aparentemente perfeita, onde família, dinheiro, monogamia e privacidade foram abolidos em nome da ordem e da harmonia. Assim como no livro, a obra representa esta sociedade utópica que alcançou paz e estabilidade através da proibição da monogamia, privacidade, dinheiro, família e da história em si. A sinopse da série é:
Enquanto cidadãos de Nova Londres, Bernard Marx (Harry Lloyd) e Lenina Crowne (Jessica Brown Findlay) até à data só conheceram uma ordem social rígida, um medicamento perfeito chamado “Soma” e uma cultura de gratificação instantânea e relações sexuais onipresentes. Curiosos para explorar a vida além das restrições da sociedade em que vivem, os dois viajam para as Terras Selvagens, onde se envolvem numa rebelião angustiante e violenta. Bernard e Lenina são resgatados por John (Alden Ehrenreich), que foge com eles de volta para Nova Londres. A chegada de John ao Novo Mundo ameaça comprometer a paz e a estabilidade da sociedade utópica, deixando Bernard e Lenina a lidar com as repercussões. Os três desenvolvem uma relação difícil que os desperta para os perigos do seu próprio condicionamento.
4- O responsável pelo adaptação é o roteirista de Homecoming
Segundo confirmado pelo canal USA Network a adaptação da obra de Huxley ficará a cargo do roteirista de Homecoming. Brave New World, que está em gestação desde 2016, foi anunciada em desenvolvimento pelo estúdio da Universal para o canal Syfy. Na época, Grant Morrison e Brian Taylor foram escolhidos para adaptar a obra que, agora, é conduzida por David Wiener, roteirista, showrunner e produtor executivo.
5- O elenco é com grandes nomes conhecidos de outras séries
A série apresenta um elenco de renome que inclui Alden Ehrenreich (Han Solo: Uma História de Star Wars), Jessica Brown Findlay (Downton Abbey), Harry Lloyd (A Guerra dos Tronos), Kylie Bunbury (When They See Us), Nina Sosanya (Killing Eve), Joseph Morgan (The Originals), Sen Mitsuji (Origin), Hannah John-Kamen (Homem-Formiga) and Demi Moore (Ghost).
Veja o trailer da série:
Comentários estão fechados.