Há seis anos, Deborah Alma e seu companheiro James Sheard compraram uma ambulância, estilo anos 70, e começaram a levar poesia para qualquer lugar do país. A “poeta de emergência”, como ficou conhecida, era convidada para ir a escolas, hospitais e festivais para “receitar” poemas.
Porém, agora, ela resolveu investir num local fixo para que pudesse dar continuidade a sua proposta. Em outubro de 2019, em Bishop’s Castle, no condado de Shropshire, no Reino Unido, foi criada a primeira Farmácia de Poesia do mundo, a Poetry Pharmacy. O espaço charmoso e organizado, conta com um café, salas para cursos de escrita criativa e oficinas, além, é claro, de consultas poéticas. É possível falar com a “farmacêutica de poesia”, que prescreve poemas aos seus “pacientes” ou, se o problema for mais sério, será solicitado que o visitante faça uma consulta completa para que os poemas sejam criteriosamente selecionados para cada caso. Conforme a Sky News, Deborah Alma, que é poetisa, cataloga os livros de acordo com o “humor”, pois acredita que a poesia pode auxiliar numa variedade de doenças emocionais. Tem indicações de poemas que atendem diversas necessidades como stress, desilusão, depressão, tristeza, luto, exaustão, tensão, coração partido entre tantas outras.
Em um estudo recente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou um relatório que confirma que há cada vez mais evidências dos benefícios da arte para a saúde. E a Farmácia de Poesia acredita que obter o poema certo para a pessoa certa pode fazer toda a diferença.
Confira as imagens:
Fontes:
Poetry Pharmacy
Sky News