[Publicado em Budget Direct]
A escolha de elencar os mais belos monumentos do mundo é mais antiga do que imaginamos. Se hoje temos nosso Cristo Redentor representando o país na chamada Sete Maravilhas do Mundo, essa lista só foi possível pois, lá nos (prováveis) idos 100-200 a.C, o poeta grego Antípatro de Sídon (provavelmente) já havia feito isso.
Trabalhando mais no campo das probabilidades do que no das certezas, Antípatro e o matemático Filão de Bizâncio são (provavelmente) as personalidades responsáveis pela primeira lista de maravilhas do mundo – que para os helênicos não passava muito da Europa, do Oriente Médio ou do Norte da África. Descritas com rigor por Antípatro de Sídon em seus poemas, as maravilhas eram intituladas anteriormente de “vistas” (ou “coisas a serem vistas”), o que indica que a lista pôde ter sido escrita para servir como um guia de viagem da época.
Como só as Pirâmides de Gizé resistiram ao tempo dessa lista de destinos, o site australiano Simply Savvy decidiu reconstruir os monumentos em seus locais originais nos dias de hoje. Preparado para viajar no tempo e gastar os dólares que não tem?
1- Colosso de Rodes
A estátua gigante (chamada de “colosso”) do deus-titã do sol, Hélio, foi construída na cidade grega de Rodes, no porto de Mandraki, e tinha mais de 32 metros de altura. Os pés do deus foram construídos em cima de pedestais de 14 metros, cada um de um lado do porto, fazendo com que os barcos passassem por baixo de suas pernas. A opulência do colosso tinha lá sua intenção: toda a sua estrutura foi construída a partir das armas e dos escudos do exército cipriota, que Rodes havia derrotado. Mas a estátua não só foi derrubada por um terremoto apenas meio século depois como o resto da estrutura foi derretida, 800 anos depois do terremoto, pelo califa muçulmano Muawiyah I e vendida como sucata.
2- Grande pirâmide de Gizé
Construída há mais de 4.500 anos com pedras pesando de 2,5 a 15 toneladas cada, a Grande Pirâmide permaneceu a estrutura mais alta do mundo construída a partir de mão-de-obra humana por quase quatro mil anos. Escavações próximas revelaram que é provável que até 100.000 trabalhadores bem-qualificados chegavam de todo o país para viver em uma cidade temporária enquanto construíam as pirâmides.
3- Jardins suspensos da Babilônia
Os Jardins Suspensos realmente existiram? Eles são a única maravilha da lista que podem ter sido fruto da imaginação de um antigo viajante e poeta. Os escritores nativos da Babilônia – que ficava a aproximadamente a 80 km ao sul do que hoje é Bagdá no Iraque – não mencionaram o jardim. Mas se existiu, parece ter sido uma verdadeira realização da engenharia, com estruturas complexas puxando água para construir terraços de até 19 metros de altura.
4- Farol de Alexandria
O farol pelo qual todos os faróis em seguida seriam julgados foi uma estrutura construída por Sostratus de Cnidus. Tinha uma tocha em chamas no topo de uma torre cilíndrica, que ficava sobre um centro octogonal, que por sua vez ficava sobre uma base quadrada. Uma escada em espiral levava ao topo, onde também pode ter existido uma estátua de Hélio. O edifício tornou-se ruínas em algum momento entre o século 12 e o final do século 15, quando o sultão Mamāk Qāʾit Bāy construiu um forte no que restou do farol.
5- Mausoléu de Halicarnasso
O túmulo construído para Mausolo, governante de Caria, uma antiga região da Ásia Menor, era tão impressionante que o nome do falecido rei tornou-se a palavra genérica para grandes monumentos fúnebres. Mausolo encomendou muitos templos grandes e prédios cívicos em sua vida, acabando por planejar também seu próprio mausoléu. A estrutura misturava princípios da arquitetura grega, oriental e egípcia em mármore da Anatólia e do Pentélico. Quando a tumba foi escavada, os restos de sacrifício de bois, ovelhas e pássaros foram considerados os restos de uma festa de despedida para o inquilino permanente do Mausoléu.
6- Estátua de Zeus em Olímpia
Esta estátua de 12 metros feita de ouro e marfim foi erguida no Templo de Zeus pelos Eleanos, numa tentativa de ofuscar os atenienses; mas, infelizmente, a estrutura e o trono eram feitos de madeira. Embora pareça ter durado algumas centenas de anos, a estátua provavelmente pereceu quando o templo foi destruído em 426 ou, alguns anos depois, em um incêndio em Constantinopla.
7- Templo de Ártemis em Éfeso
Os gregos antigos, os godos do terceiro século e os primeiros cristãos parecem ter sido provocados por este enorme templo à deusa grega da castidade, caça, animais selvagens, florestas e fertilidade: Ártemis. O edifício foi construído e destruído três vezes. O primeiro a demoli-lo foi Herostratus, que o incendiou só pela fama. Depois vieram os godos, que naufragaram a cidade enquanto passavam em fuga dos romanos. Finalmente, uma multidão cristã destruiu-a em 401, deixando apenas as fundações e uma única coluna – que continua até hoje.
As maravilhas originais do mundo foram escolhidas não apenas por sua beleza, mas pela ambição, empreendimento e engenharia que entraram em sua criação. Quais edifícios modernos fariam sua lista das novas maravilhas do mundo?