“Não é a verdade que é sagrada, mas a procura de nossa própria verdade! Haverá ato mais sagrado do que a auto-inquirição? (…) Tornas-te quem tu és, e como descobrir quem e o que se é sem a verdade?”
“A verdadeira escolha, a plena escolha, só pode florescer sobre o clarão da verdade”.
“A confiança em Deus não é uma escolha para um homem. Não é uma escolha humana, mas a busca de uma ilusão externa a nós. Tal escolha, a escolha de outrem, do sobrenatural é sempre enfraquecedora. Ela sempre torna o homem menos do que é. Amo aquilo que nos torna mais do que somos!”
“A esperança é o derradeiro mal! (…) Quando a caixa de Pandora foi aberta e os males nela encerrados por Zeus escaparam até o mundo do homem, ainda permaneceu, sem que ninguém soubesse, um último mal: a esperança. Desde então, o homem tem equivocadamente encarado a caixa e seu conteúdo de esperança como uma arca de boa sorte. Mas esquecemos o desejo de Zeus de que o homem continue se permitindo ser atormentado. A esperança é o pior dos males, porquanto prolonga o tormento”.
VEJA AQUI 3 VÍDEO AULAS DE CLÓVIS DE BARROS FILHO SOBRE NIETZSCHE!
ACESSE AQUI 21 LIVROS DE NIETZSCHE PARA DOWNLOAD!
“Cada pessoa é dona de sua própria morte. E cada uma deveria encará-la conforme lhe aprouvesse. Talvez, apenas talvez, tenhamos algum direito de tirar a vida de um homem. Mas não temos nenhum direito de lhe tomar a morte. Isto não é conforto e, sim, crueldade”.
“Morrer é duro. Sempre senti que a recompensa final dos mortos é não morrer nunca mais!”
“Assim como ossos, carne, intestinos e vasos sangüíneos estão encerrados em uma pele que torna a visão do homem suportável, também as agitações e paixões da alma estão envolvidas pela vaidade; ela é a pele da alma”
“Disseque suas motivações mais profundamente! Achará que jamais alguém fez algo totalmente para os outros. Todas as ações são auto-dirigidas, todo serviço é auto-serviço, todo amor é amor-próprio. (…) Talvez esteja pensando naqueles que ama. Cave mais profundamente e descobrirá que não ama a eles: ama isso sim, as sensações agradáveis que tal amor produz em você! Ama o desejo, não o desejado”.
“O desejo sexual também é um desejo de domínio sobre todos os outros. O ‘amante’ não é alguém que ‘ama’: pelo contrário, ele almeja a posse exclusiva da amada. Seu desejo é excluir o mundo inteiro de certo bem precioso. Ele é tão egoísta como o dragão que guarda o tesouro! Ele não ama o mundo; pelo contrário, é totalmente indiferente às outras criaturas vivas!”.
“A sensualidade é uma cadela que morde nosso calcanhar! E quão habilmente essa cadela sabe mendigar um pedaço de espírito, quando se lhe nega um pedaço de carne”.
“É preciso ter caos e frenesi dentro de si para dar a luz uma estrela dançante”.
“Toda visão é relativa, assim como todo conhecimento. Inventamos nossas experiências. E o que inventamos podemos destruir”.
“Embora as pedras não ouçam nem consigam ver Todas suplicam tristemente para não as esquecer”.
“A consciência é apenas uma película translúcida que cobre a existência: o olho trinado enxerga através dela, vislumbrando forças primitivas, instintos, o verdadeiro motor da vontade do poder”.
“E se algum demônio dissesse para você que esta vida, conforme a vive agora e a viveu no passado, terá que ser vivida novamente e inúmeras outras vezes; ela não terá nada de novo, mas cada dor e cada alegria e tudo de inefavelmente pequeno ou grande em sua vida retornará para você, tudo na mesma sucessão e seqüência. (…) Imagine a eterna ampulheta da existência virada de cabeça para baixo novamente e novamente e novamente”.
[Contribuição da leitora Vânia Sousa]