Pessoas incomodadas com nudez não devem acessar esta matéria!
Para maiores de 18 anos
[Postado por Pigmum Blog e A Gambiarra]
Toshio Saeki nasceu em Miyasaki, Japão, em 1945. Ilustrador, trabalhou para revistas masculinas no Japão quando a indústria pornográfica começou a se expandir e seu trabalho despertou o interesse da arte contemporânea por ser violento, explícito e intrigante.
Segundo a revista Vice em Portugal,
Toshio Saeki retrata os tabus mais obscuros do ser humano, reproduzindo-os de uma forma ao mesmo tempo escandalosa e elegante, graças à delicadeza dos seus traços. De uma forma muito directa, as ilustrações colocam-nos várias questões e perturbam-nos, sem que consigamos saber exactamente porquê. Porque é que é sinistro ver um bebé com um sorriso maléfico? Saeki tem a resposta. Ao combinar o estranho com o que se conhece, surge o sinistro.
Em 2016, a editora Cornélius editou a primeira antologia mundial dedicada à obra de Toshio Saeki, Sonho Escarlate.
A potência do trabalho de Toshio está no fato de que ele trata de temas tidos como tabus com criatividade e, até mesmo, um pouco de deboche – no melhor sentido da palavra. Em uma entrevista a revista Dazed, o artista disse:
Vamos colocar da seguinte forma: deixe às outras pessoas o desenhar lindas flores que desabrocham em boas paisagens campestres. Eu, por outro lado, tento capturar as flores vívidas que por vezes se escondem e às vezes nascem em um sonho sem vergonha, imoral e horrorizante.
Parece uma boa descrição para o seu trabalho, que dialoga com a arte japonesa do século XVII conhecida como Ukiyo-e, cujas temáticas abordavam, principalmente, a beleza feminina, o teatro kabuki, os lutadores de sumô, cenas históricas e lendas populares.
Selecionamos algumas ilustrações do artista japonês. Para conhecer mais o trabalho de Toshio, acesse seu portfólio AQUI.
[Matérias originais nos links http://www.pigmum.com/arteeroticadetoshiosaeki e https://www.agambiarra.com/a-explicita-inquietante-sexual-e-violenta-arte-de-toshio-saeki/]