[Via Bored Panda]
Você sabia que a maioria das línguas que falamos hoje em dia podem ser colocadas em apenas um par de grupos de acordo com a sua origem? Isto é o que a ilustradora Minna Sundberg desenhou em um incrível, cuidadoso e elegante infográfico de uma “árvore de línguas” que revela as fascinantes ligações entre os diferentes idiomas.
Usando os dados de pesquisa da Ethnologue, Minna usou uma árvore metafórica para ilustrar como todos os grandes europeus, e até mesmo muitas línguas orientais, podem ser agrupadas em “famílias” indo-europeias e “urálicas”. Toda a imagem é composta por idiomas, com folhas maiores para as línguas com mais falantes nativos e menores para línguas com menos falantes nativos. Entretanto, mesmo nesta imagem detalhada, não é possível abranger uma imensa variedade de línguas que ficam de fora: “Infelizmente, uma grande quantidade de pequenas línguas não entraram no gráfico”, explicou a artista ao io9.
Os mapas estão em inglês, mas podem ser facilmente identificadas as línguas. Para acessar um tradutor, acesse aqui!
Folha maiores significa mais pessoas utilizando a língua como seu idioma nativo
O ramo europeu se divide em três: eslavo, romance e germânico. Uma relação bastante complicada entre as línguas eslavas é visível.
Também mostra as raízes germânicas da língua inglesa
Surpreendentemente, ao contrário dos seus vizinhos escandinavos, a língua finlandesa pertence à família “Uralic”
O grupo indo-iraniano revela os links entre hindus e urdu, bem como algumas línguas indianas regionais como Rajasthani
Fonte:
hhttps://www.boredpanda.com/illustrated-linguistic-tree-languages-minna-sundberg/