Um thriller em que o mundo está acabando por conta de um fungo que faz com que as pessoas entrem em combustão espontânea. Esse é meu tipo de livro.Hoje vou falar sobre Mestre das Chamas, de Joe Hill e publicado pela Harper Collins.
No começo da história, sabe-se pouquíssimo sobre esse fungo apelidado de Escama do Dragão. Os infectados ficam com cicatrizes na pele como se fossem tatuagens. E ao mesmo tempo que é algo descrito como muito bonito é também totalmente mortal, porque os infectados entram em combustão espontânea.
A gente acompanha a história de Harper, uma enfermeira que está fazendo o possível e impossível para ajudar os infectados de um hospital. Ela acaba engravidando de seu marido ao mesmo tempo que descobre estar infectada. Eles haviam feito um pacto de que eles acabariam com suas vidas caso fossem infectados, mas a gravidez muda tudo para a Harper, mas não para ele, que fica obcecado em acabar com a vida dela.
Veja a resenha em vídeo:
Harper foge e encontra um grupo que aprendeu a viver com a Escama de Dragão e mais, eles conseguem usa-la a seu favor, sendo totalmente contra a forma como a sociedade esta lidando com ela. Mas eu amo falar isso sobre thriller: nem tudo é o que parece. A princípio, o que deve ser um paraíso em meio ao caos, vai se transformar em um pesadelo.
Em Mestre das Chamas, a Terra entrando em colapso é apenas o pano de fundo para expor a natureza humana em sua forma mais cruel. Joe Hill expõe as personagens a situações extremamente estressantes e desenrola a história em cima disso. O que eu mais gosto é o tanto que vemos as decisões, as falas, as ações das personagens através de um prisma. Não são atitudes certas ou erradas, porque ele tenta imprimir a imprevisibilidade do ser humano.
E vocês acreditam que Joe Hill tirou a ideia do pé de atleta? Pé de atleta é uma infeção fúngica que deixa os pés com escamas. Ele diz que se perguntou “e se isso virar uma arma e não só uma coceira?”. Assim nasceu a ideia central deste livro.
Leia também: Entrevista com Regiane Winarski, tradutora de Pequenas Realidades, de Tabitha King
Gosto muito que o livro é o começo da ruína social, a ambientação é da sociedade tentando se agarrar a sua sobrevivência diante da iminente e insistente ameaça ao seu fim. Joe Hill traz essa esperança através da Harper, que é uma pessoa simples, com bons princípios e que gosta de coisas que são fáceis para nós, leitores, nos afeiçoarmos, como filmes, músicas e piadas.
Harper é enfermeira, o que faz com que a gente acredite no conhecimento dela, em uma mistura de elementos reais e fictícios, deixando-nos convencidos da sua capacidade de sobrevivência.
Mestre das Chamas é uma obra bastante completa com um desenvolvimento muito envolvente. Eu amei este livro e ele tem tudo o que esperamos de uma história pré apocalíptica. É um calhamaço de seiscentas e quarenta páginas e cada uma delas vale a pena.
Compre aqui:
https://amzn.to/3D31iGx