Mais de 20 anos depois de Central do Brasil, o diretor Walter Salles conquista novamente as audiências do Brasil e do mundo com Ainda Estou Aqui, adaptação do livro de mesmo nome do escritor Marcelo Rubens Paiva, que narra o desaparecimento e morte do deputado Rubens Paiva pela Ditadura Militar. O filme rendeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz para Fernanda Torres, um feito inédito no cinema brasileiro, e desde sua estreia alcançou um público de mais de 3 milhões de pessoas.
Salles é um dos seis cineastas brasileiros votantes na lista da revista Sight and Sound, que a cada 10 anos realiza uma votação para determinar os melhores filmes de todos os tempos, e ele selecionou 10 obras que ele considera as melhores da história.
Veja também: 17 Filmes brasileiros indicados pelo Selton Mello!
Confira abaixo!:
1 – Era Uma Vez em Tóquio (1953)
Um casal de idosos deixa sua filha no campo para visitar os outros filhos em Tóquio, uma cidade onde eles nunca tinham ido. Porém, os filhos os recebem com indiferença, e estão sempre muito atarefados para terem tempo para os pais.
2 – A Paixão de Joana D’arc (1927)
A jovem camponesa Joana D’Arc (Maria Falconetti) é condenada à morte por ter liderado o povo francês contra o exército invasor inglês, dizendo que foi inspirada por Jesus e São Miguel. Ela passa pelas suas últimas horas de vida em que é capturada pelos ingleses, levada à prisão, torturada, vai à julgamento por heresia e por fim é executada. Durante todo esse tempo, sofre não apenas pelas acusações, mas também pelo abandono da Igreja Católica e dos seus compatriotas franceses.
3 – Sete Oportunidades (1925)
Um homem tem sete chances de se casar no seu 27° aniversário, às 7 horas da noite, e, se ele conseguir, ganhará uma fortuna. Só que Keaton não tem noiva e sai em uma busca desesperada por uma mulher para se casar. No meio da confusão, ele pede em casamento por engano, uma garotinha e até um homem. Acaba sendo perseguido por uma horda de mulheres vingativas, cansadas de suas trapalhadas.
4 – Rastros de Ódio (1956)
O veterano da Guerra Civil Ethan Edwards chega ao Texas em 1868 e encontra o seu irmão e a família dele. No dia seguinte, Comanches invadem o rancho, matam o seu irmão e Martha, a esposa dele, e raptam as duas filhas do casal. Ethan parte, então em uma busca vingativa junto com o companheiro Martin, um mestiço o qual percebe que Ethan está obcecado por matar os indígenas.
5 – Vidas Secas (1963)
Baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos. A história de uma família pobre da região seca do Nordeste e sua luta diária por trabalho e comida para sobreviver e superar as dificuldades do ambiente árido em que vive.
6 – Profissão: Repórter (1975)
David Locke, um repórter desiludido, é enviado em missão no Norte da África. Ao se deparar com o corpo de um homem, querendo recomeçar a vida, assume a identidade do cadáver. Ele logo descobre que o homem era um perigoso traficante de armas
7 – Memórias do Subdesenvolvimento (1968)
Sérgio, um rico burguês aspirante a escritor, decide ficar em Cuba, mesmo que sua esposa e amigos fujam para Miami. Ele relembra as mudanças em Cuba, da Revolução Cubana à crise dos mísseis , o efeito de viver no que ele chama de um país subdesenvolvido e suas relações com suas namoradas Elena e Hanna
8 – A Batalha de Argel (1966)
A história da luta dos rebeldes argelinos e das medidas cada vez mais extremas tomadas pelo governo francês para reprimir o que logo se tornaria um revolta nacional, levando à declaração da independência da Argélia em 1962.
9 – Acossado (1960)
Michel Poiccard, ladrão de carros, anarquista, mata o policial que o perseguia em uma moto. Em Paris, ele encontra a sua amiga americana Patricia Franchini, e vira seu amante.
10 – Roma, Cidade Aberta (1945)
Roma, 1944. Durante a ocupação nazista em Roma, o líder da resistência Giorgio Manfredi é perseguido pela Gestapo. Seu amigo Francesco, que vai se casar com a viúva Pina, e o padre Don Pietro Pellegrini ajudam-no a deixar Roma.
Revisado por Dáleth Costa