O cantor e compositor Luiz Melodia, falecido em 2017, ganhou um mural em sua homenagem no bairro do Estácio, no Rio de Janeiro. O local escolhido fez parte da trajetória do artista já que morou no bairro e também serviu de inspiração para letra de canção. O mural, localizado próximo ao Morro do São Carlos, integra o projeto Negro Muro, que homenageia personalidades negras que tenham relação com a cidade.
Leia também: Artista cearense faz incrível mural em homenagem a Rita Lee
“Um dos maiores nomes da MPB (música preta brasileira), Melodia é cria do São Carlos e figura célebre dali bem junto ao paço, bem no compasso, no largo do Estácio. O muro traz os feijões como referência à capa de ‘Pérola Negra’, ao ‘Negro Gato’, à louquíssima história de quando Melodia lançou seu disco ‘Mico de Circo’ andando de cavalo em Salvador, além de um retrato seu ainda jovem quando trabalhou com moda”, descreve as redes sociais do projeto.
A pintura retrata e homenageia também os pais do artista: Oswaldo Melodia (com seu violão de 4 cordas) e a mãe Eurídice, costureira conhecida na comunidade.
Membros da velha guarda da Estácio de Sá e familiares de Melodia participaram da inauguração. A ação ainda lembrou que nessa mesma rua, em 2018, a vereadora Marielle Franco foi assassinada. “Na rua que guarda a memória tão triste da morte de Marielle, surge mais um rosto negro como contraponto de celebração da vida. A vida de Melodia, de Marielle e de todo o povo preto brasileiro”.
Confira o mural: