Eduardo Kobra, um dos mais reconhecidos artistas visuais do país, finalizou recentemente um novo mural na cidade de Cotonou, na República de Benin, na África.
Com 700 metros quadrados, a pintura celebra a tolerância religiosa, reunindo 12 pessoas com vestimentas que representam diferentes religiões. Além disso, a obra pretende transmitir a mensagem de união, respeito e harmonia. Para isso, 12 atores de uma companhia de teatro foram convidados como modelos para o desenho.
Leia também: Kobra é o primeiro brasileiro a pintar mural na Walt Disney
É comum também a imersão do artista na cultura e história do país que vai receber a pintura. Ao conhecer o local, ele ficou encantado com a diversidade de religiões.
“São doze pessoas, como referência as doze províncias que formam Benin. Na arte, todos estão de costas, abraçados e olhando para o céu. Nas estrelas, vemos constelações que formam ícones de religiões. E, no centro do mural, há a Terra, a África e duas mãos ‘abraçadas’. A mensagem é clara e, acredito, universal, bem de acordo com os murais em que destacamos a coexistência. Neste mural, ao mesmo tempo em que falamos sobre Benin, também falamos sobre a África, o Planeta e a Humanidade: somente com união, tolerância e respeito é que construiremos um mundo melhor”, disse o muralista.
Esse foi o segundo trabalho de Kobra na África. Em 2017, esteve na cidade de Blantyre, no Malauí, para pintar três murais, um deles sobre Nelson Mandela, no hospital pediátrico Mercy James Center, a convite da cantora Madonna. Vale lembrar ainda que o artista tem 3.000 murais espalhados em aproximadamente 35 países e em diversos locais do Brasil. Dois murais entraram no Guinness World Record como o “maior mural do mundo”. O “Etnias – Todos Somos Um”, no Rio de Janeiro, e, após, o “Mural do Chocolate”, localizado na rodovia Castelo Branco, em Itapevi (SP), com 5.742 metros quadrados.
Confira o Instagram do artista: