Mimi Reinhardt, secretária do empresário alemão Oskar Schindler, que ajudou judeus na Segunda Guerra Mundial foi uma das maiores heroínas da história. Ela faleceu aos 107 anos no ano de 2022, no mês de abril.
De origem austríaca, a judia Mimi Reinhardt viveu em Cracóvia, na Polônia, antes da Segunda Guerra Mundial, e trabalhou para Schindler até 1945. Ela foi responsável por elaborar as listas que recrutaram cerca de 1.300 judeus para trabalhar na fábrica durante o regime nazista na Alemanha, salvando-os da deportação para os campos de concentração.
A sua história é bastante marcante. Ela era judia, se chamava Mimi Reinhardt e foi deportada para o campo de concentração de Płaszów pelos nazistas. No entanto, a mesma sobreviveu pois foi uma das resgatadas pelo empresário e se tornou a secretária Schindler, junto com os trabalhadores forçados judeus em sua fábrica.
Schindler contratou Reinhardt depois que ela fez um curso de taquigrafia antes da guerra, Secretária nascida em Viena viveu no campo de Płaszów dirigido pelo comandante da SS Amon Goeth.
Leia mais: 12 livros essenciais para entender o nazismo, segundo Leandro Karnal
Secretária na adaptação do cinema: Schindler e os judeus nas telas
Goeth, poupou sua vida no último momento: “Uma vala comum foi cavada, mas ele mudou de ideia”, disse ela
Em 1993, a história ganhou adaptação para o cinema com o premiado filme A Lista de Schindler, do diretor Steven Spielberg. Em entrevista, ela afirmou ter conhecido Spielberg, mas só conseguiu assistir ao filme anos mais tarde: “Fui convidada para a estreia em Nova York, mas tive que sair antes da exibição, foi muito difícil para mim”. A iniciativa de Schindler também foi tema do livro A Arca de Schindler, best-seller de 1982. Em 1974, o empresário alemão foi nomeado pelo museu do Holocausto Yad Vashem de Israel como membro dos Justos entre as Nações, uma homenagem para não-judeus que tentaram salvar judeus do extermínio nazista.
Depois da guerra, Reinhardt imigrou para Nova York. Em 2007, aos 92 anos, foi morar com o filho, que na época atuava como professor de Sociologia na Universidade de Tel Aviv, em Israel. Que esta verdadeira heroína, a secretária que ajudou a salvar os judeus do nazismo, possa ser um exemplo!
Fonte:
https://valor.globo.com/mundo/noticia/2022/04/09/secretaria-de-schindler-mimi-reinhardt-morre-aos-107-anos.ghtml
https://www.secretariadodobrasil.com/secretaria/secretaria-de-schindler-mimi-reinhardt-morre-aos-107-anos/