Qual a melhor novela da história? Ou melhor, qual a novela que, boa ou ruim, mais “marcou” as pessoas?
Essa foi a pergunta que O Globo fez ao celebrar os 70 anos de televisão. O jornal ouviu 70 personalidades ligadas ao gênero para saber qual a trama mais marcante da telinha. Entre eles, atores, diretores, e roteiristas. A atriz Patrícia Pillar, por exemplo, foi uma das que votou na trama:
—O texto de Dias Gomes para “Roque Santeiro” e os personagens tão brasileiros criados por ele são um retrato fiel e bem-humorado do Brasil, é uma obra completa.
Patrícia Pillar
Top 5
As novelas eleitas, em ordem, foram:
– Roque Santeiro”, que estreou na Globo em 1985,
– “Vale tudo” (1988), com 5 votos.
Em terceiro lugar, empataram “Que rei sou eu” (1989), “Renascer” (1993) e “Avenida Brasil” (2012), com 4 votos cada uma.
Veja também: 10 escritores(as) censurados(as) pela ditadura militar brasileira
Sobre Roque Santeiro
Co-escrita por Aguinaldo Silva e dirigida por Paulo Ubiratan, a trama acompanhava a desordem causada quando Roque, dado como morto e santificado. Ele volta à sua cidadezinha, cuja economia gira em torno da sua memória. A partir daí, a trama se desenvolve.
Em um elenco estrelado, destacaram-se as performances de Lima Duarte, Regina Duarte e José Wilker vivendo os icônicos Sinhôzinho Malta, Viúva Porcina e Roque Santeira, Porém, a dúvida sobre quem Porcina escolheria como par durou até a última cena, em um capítulo final que teve picos de 100% de audiência pelo Ibope.
A canção de Sá e Guarabira
A canção Roque Santeiro, de Sá e Guarabira, ajudaram a espalhar o sucesso, criando um dos grandes hinos do roque do sertão do Brasil.