Mamilos são polêmicos? Censura no Instagram? O diretor espanhol Pedro Almodóvar causou mais uma polêmica no cinema mundial. Dessa vez, por conta do bloqueio do novo cartaz do seu filme “Madres Paralelas”. O cartaz mostra um mamilo derramando uma gota de leite, e foi bloqueado pela plataforma Instagram por “desrespeitar as regras de uso da rede social”. Porém, logo depois, a imagem foi publicada novamente.
Será que foi novamente o algorítmico burro? O designer do cartaz reagiu à censura nas próprias redes sociais: “Você deveria ter vergonha, Instagram”, escreveu o Javier Jaén ao compartilhar nas redes sociais uma captura de tela do comunicado emitido pela plataforma anunciando a retirada da imagem. O argumento da medida é de que o cartaz viola as normas da rede.
Como você pode ver acima, no cartaz há uma gota de leite escorrendo de um mamilo, dentro do contorno de um olho, sobre um fundo vermelho, o que remete a um olho lacrimejando.
No site da Folha, eles destacam a crítica feita pelo designer que republicou a imagem instantaneamente:
“Como esperado, o Instagram retirou o cartaz que fizemos para o último filme do Almodóvar”, insistiu o designer, que voltou a publicar a arte em sua conta no Instagram. “Vou postar de novo. Obrigado por compartilharem.”
O diretor Pedro Almodóvar ainda não se pronunciou sobre o filme que tem estreia prevista para setembro no Festival de Veneza.
Fonte