[Via Fundação Monet]
Um dos principais pintores do impressionismo, Claude Monet, possuía um atelilê em Giverny, onde construiu um lago com inúmeras ninféias, as famosas plantas aquáticas. De diversas cores, estas plantas se tornaram uma das principais referências para as pesquisas impressionistas do pintor. Além disso, Monet construiu também a famosa ponte japonesa, montando um jardim que inspirou muitas de suas mais famosas obras.
Eis que a Fundação Monet informa que uma filmagem raríssima, de 1915, foi encontrada. Nela, Monet tinha 74 anos de idade e, durante o verão local, pintava um de seus quadros. No início, o cineasta Sacha Guitry conversa com o artista, vestido todo de branco. A seguir, temos uma imagem panorâmica do jardim com a ponte japonesa, o salgueiro-chorão e o espelho d’água com as ninféias. Vemos, então, Monet em ação. Segurando sua paleta de cores e alguns pincéis, pinta uma grande tela ao lado da lagoa de ninféias.
“Todos discutem minha arte e fingem compreender, como se fosse necessário compreendê-la, quando é simplesmente necesssário amar.” – Claude Monet
O pintor viveu nesta casa de Giverny de 1883 até sua morte em 1926 e muitas de suas obras retratam cenas sua propriedade, cheia de plantas, flores coloridas, lago, jardins e a charmosa ponte em estilo japonês, sem falar nas Ninfeias, inspiração para muitas de suas obras (que estão no Musée L’Orangerie em Paris). Hoje, a propriedade abriga a Fundação Monet e a casa onde o artista morou, atualmente é um museu dedicado a ele.
Veja o vídeo aqui:
Fonte: http://fondation-monet.com/
https://www.revistaprosaversoearte.com/filme-raro-mostra-claude-monet-pintando-as-ninfeias-em-giverny/