O nosso país está entrando em um território perigoso em relação a democracia. Ao que parece, setores conservadores de instituições têm usado o seu aparato para intimidar pessoas, gestos típicos de regimes autoritários. Dessa vez, um helicóptero da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso fez um sobrevoo baixíssimo na escola particular Colégio Notre Dame de Lourdes, em Cuiabá (MT), causando ventania e assustando alguns alunos que presenciaram a cena. Os agentes que estavam no helicóptero exibiram ainda uma bandeira no Brasil.
Segundo informações do Yahoo, a ação aconteceu dias depois de uma professora da escola ter sido advertido e afastada por fazer críticas ao presidente e, principalmente, aos seus apoiadores. Pode parecer apenas “coincidência”, mas o gesto assustou jovens que assistiam tudo do pátio da escola.
A Secretaria de Segurança negou que o sobrevoo tenha relação com o ocorrido, afirmando que se trata de um evento de “comemoração à semana da pátria”. Porém, por que ir somente até aquela escola? Qual o objetivo? A Secretaria de Segurança Pública do Mato Grosso relatou via assessoria de imprensa que nenhuma outra escola fez pedidos para demonstrações ou palestras como forma de celebração ao 7 de Setembro.
A pasta ainda afirmou que partiu da escola o pedido para que fossem feitas palestras para os alunos, com os profissionais que trabalham na SSP.
Veja o momento:
ABSURDO! Uma professora do em Cuiabá, foi suspensa pela instituição após expor sua opinião sobre o presidente Bolsonaro. Hoje, o exército sobrevoou a escola com uma bandeira do Brasil para tentar intimidar as/os professoras/es e estudantes. NÃO ACEITAREMOS AMEAÇAS! pic.twitter.com/35KNzWKfVk
— União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (@ubesoficial) September 2, 2021
Leia a matéria completa aqui!