Durante dois meses, entre 15 de maio e 15 de julho, os amantes dos livros – bibliotecários, estudantes, professores e entusiastas da literatura – puderam escolher as bibliotecas mais belas do mundo na maior competição global do gênero. A votação, organizada pelo 1000 Libraries Awards, registrou 200 mil votos entre imponentes construções históricas, projetos arquitetônicos e designs inovadores. A representante do Brasil no ranking está localizada no centro do Rio de Janeiro: Real Gabinete Português de Leitura.
Leia mais: Fotógrafo passa 10 anos fotografando as bibliotecas mais lindas do mundo: veja fotos de 8 delas!
Confira a lista de bibliotecas mais votadas pela comunidade online:
1º. Biblioteca do Trinity College (Irlanda)
Eleita a mais bela do mundo, é a maior biblioteca da Irlanda, abrigando milhares de manuscritos raros. Destaca-se com o “Long Room”, corredor de 65 metros ladeado por bustos de figuras literárias famosas. É frequentemente comparada à biblioteca de Hogwarts. Possui no seu acervo o famoso Livro de Kells do século IX.

2º. Biblioteca Estadual da Austrália do Sul (Austrália)
Um dos destaques é a Câmara Mortlock que possui design vitoriano e uma longa claraboia que exalta a elegância do lugar. Embora a biblioteca tenha sido fundada em 1836, essa câmara foi inaugurada em 1884. Ela abriga documentos que contam a história do estado, desde o período pré-colonial até os dias atuais.

3º. Biblioteca da Abadia de St. Gallen (Suíça)
Criada no século VIII, é considerada uma das mais antigas do mundo. Com uma atmosfera exuberante e rústica, seu interior é de madeira polida e afrescos barrocos de 1767. Entre as exposições estão os manuscritos centenários e uma réplica de um globo do século XVI.

4º. Biblioteca Duke Humfrey’s – Universidade de Oxford (Reino Unido)
A parte mais antiga da Bodleian Library foi fundada no século XV a partir de uma doação de 281 manuscritos de Humphrey de Lancaster, Duque de Gloucester, e revitalizada no final do século XVI. Estantes de carvalho e painéis pintados no teto reforçam a elegância do local.

5º lugar: Biblioteca da Abadia de Admont (Áustria)
Concluída em 1776, é considerada a maior biblioteca monástica do mundo e destaca-se pela tardia arquitetura barroca. Paredes brancas, detalhes dourados, afrescos e relevos artísticos realçam a beleza do local. Ela serviu de inspiração para a grande biblioteca de A Bela e a Fera, da Disney.

6º. Biblioteca Cuypers, Rijksmuseum (Países Baixos)
Inaugurada em 1885, impressiona pela arquitetura neogótica e pelas claraboias que favorecem a entrada da luz natural. É considerada a maior biblioteca de pesquisa em história da arte do país com aproximadamente 450.000 volumes.

7º. State Library Victoria (Austrália)
Fundada em 1854, é a biblioteca pública mais antiga da Austrália, ocupando um quarteirão inteiro em Melbourne com cerca de 23 prédios interligados. Foi uma das primeiras bibliotecas gratuitas do mundo. De estilo neoclássico, passou por reforma recente, resultando na combinação de história e modernidade.

8º. Real Gabinete Português de Leitura (Brasil)
Localizada no Rio de Janeiro, abriga mais de 350 mil obras, incluindo primeiras edições raras e a maior coleção de literatura portuguesa fora de Portugal. A primeira edição de “Os Lusíadas”, de 1572, e o manuscrito de “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco, publicado em 1862, fazem parte do acervo. O Gabinete foi fundado em 1837, mas a abertura da sede atual ocorreu em 1888. Em 1900, foi transformada em biblioteca pública. Em estilo neomanuelino, seu design foi inspirado no Mosteiro dos Jerônimos, em Portugal, do século XVI. Lustres, entalhes de madeira e vitrais contribuem para a exuberância do lugar.

9º. Biblioteca da Abadia de Wiblingen (Alemanha)
Com a combinação dos estilos barroco tardio e rococó, a biblioteca possui cores vibrantes, mármore colorido e decoração em dourado. O acervo é composto por mais de 15.000 livros raros e valiosos. No local, também é possível apreciar diversas peças de arte e exposições.

10º. Biblioteca Sainte-Geneviève (França)
É considerada um exemplo da arquitetura inovadora do século XIX. Possui relevante importância histórica por abrigar o acervo do século VI da Abadia de Santa Genoveva. Colunas de ferro e estrutura metálica no teto harmonizam o ambiente dando um aspecto sofisticado.

Livraria brasileira em destaque
Uma das extensões do prêmio elegeu as 10 livrarias-cafés mais bonitas do mundo a partir de uma lista prévia de 16 concorrentes. Na 10ª posição, está a representante brasileira – Livraria Funambule, em Petrópolis, no Rio de Janeiro.
“A Livraria Funambule é uma charmosa livraria e cafeteria independente do Brasil. Ela transmite uma atmosfera acolhedora, quase campestre, com um esquema de cores em branco e verdes suaves, criando uma atmosfera relaxante em meio a vasos de plantas e outras decorações encantadoras”, descreveu o site 1000 Libraries.


