Sobrado onde Clarice viveu infância e parte da adolescência se transforma em polo cultural no Recife
Uma das marcas de um país com futuro promissor é a capacidade de reconhecer no passado as saídas para os seus principais problemas. Preservar as memórias e as histórias ainda é a forma mais eficiente de conscientizar as pessoas, ensinar nossos erros. Assim como, é preciso apontar nossos acertos e preparar crianças para o futuro. Afinal de contas, somos todos responsáveis por mudar a sociedade como um todo. Nossa missão é sempre essa, principalmente quando o assunto é artes e, principalmente, literatura.
No Recife, sobrado onde Clarice Lispector viveu na infância e adolescência vai virar museu em sua homenagem. No coração do Recife, em breve, teremos o Museu Clarice Lispector, espaço dedicado à obra e da escritora brasileira. Segundo o @ClickMuseus, o projeto permitirá que visitantes conheçam objetos pessoais, cartas e fotos de Clarice. Além disso, o museu contará com uma biblioteca, livraria e auditório para eventos literários e culturais.
Leia também: Lispectorante (2024): filme transforma casa em que Clarice Lispector viveu no Recife em experiência psicodélica
Casa no Recife: um histórico de abandono
Apesar de ser considerada uma das maiores escritoras da literatura brasileira. Apesar de acabarmos de passar o centenário da autora. Nascida na Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920, a autora passou sua infância, entre 1925 e 1934, no Recife, após sua família deixar o país europeu devido à perseguição antissemita. Recife está presente em muitos textos da escritora. Entretanto, segundo o canal no youtube Leiaja, por descaso de governos e falta de iniciativa de orgãos públicos, sua casa esteve completamente abandonada.
Em setembro de 2021, o governador Paulo Câmara concluiu o processo de tombamento do imóvel onde residiu Clarice Lispector, durante anos da usa infância e adolescência, no Recife. Agora, o local é um Patrimônio Cultural de Pernambuco. O processo de tombamento começou em 2017. Quem administra a casa de Clarice Lispector é a Santa Casa de Misericórdia. Em dezembro de 2020, o instituto chegou a divulgar um projeto arquitetônico de restauro de mais de R$ 1 milhão, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco, mas até agora não saiu do papel.
Veja também:
Agora, parece que o plano vai sair do papel. O que você acha?