Um momento emocionate da história do nosso teatro e televisão brasileiros. Aos 95 anos, a icônica atriz fNathalia Timberg foi a grande homenageada do Prêmio Bibi Ferreira, realizado no Teatro Santander, em São Paulo.
Bibi Ferreira é a primeira premiação exclusiva para o teatro musical, e agora, prosa, no Brasil. Foi inspirada nos famosos Prêmio Tony, dos Estados Unidos, e o Prêmio Olivier, do Reino Unido. Ele leva o nome da diva dos palcos, Bibi Ferreira, que faleceu em 2019.
Leia também: 5 livros indicados por Fernanda Montenegro que você precisa ler
Nathalia Timberg, a estrela da noite
Nathalia Timberg, que está em cartaz com a peça “A mulher da van”, não segurou as lágrimas ao subir ao palco, de cadeira de rodas. Ovacionada pelo público, ela agradeceu o carinho. No discurso, ela reafirmou seu amor pelo teatro e saudou as novas gerações de artistas. Em um discurso, Nathalia agradeceu pelo carinho e refletiu sobre sua relação com o teatro:
“Não é justo. Os lugares estão trocados. Eu era para estar aí, e vocês aqui. O teatro é minha casa e é meu templo. […] Desculpe. Esse banho de lágrimas é uma parte de emoção de estar aqui recebendo essa homenagem, esse carinho, do teatro, dos meus colegas, diretores, e de todos que compartilham comigo esse privilégio de estarmos aqui”, disse a veterana.
Além disso, ela ainda brincou ao ajeitar o microfone: “A emoção faz isso, a gente até esquece o bê-a-bá da profissão.”
A entrega do troféu, feita por Caco Ciocler, arrancou aplausos e lágrimas da plateia de colegas e amigos.
Uma grande homenagem a um monumento da nossa cultura!
LEIA TAMBÉM: De Clarice a Shakespeare: 5 textos e poemas recitados por Fernanda Montenegro
Fernanda Montengro, além disso, também se tornou imortal da Academia Brasileira de Letras – ABL, sendo a primeira mulher que veio da interpretação a ocupar o lugar. Uma de suas tarefas preferidas é recitar textos e poemas, seja de Clarice Lispector ou de William Shakespeare.
Confira: