Clubes de leitura surgiram no século XVIII e, até hoje, são uma forma de reunir leitores para discutir uma obra literária. E existem diversos tipos de clubes! Desde aqueles realizados em bibliotecas e escolas até os que são organizados por grupos, associações e comunidades.
Inclusive, o Jornal Nota tem o seu próprio clube do livro, sabia? Para conhecê-lo, é só clicar aqui.
E é claro que o mercado editorial não perdeu tempo e criou outro tipo de empreendimento, que também podemos chamar de “clubes de livros”. Aqui, a depender do formato, diversas pessoas podem receber o mesmo livro ou participar de uma comunidade leitora.
Esse tipo de negócio surgiu no século XX, após a Primeira Guerra Mundial, na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, o mais famoso até hoje foi o Círculo do Livro, que funcionou de 1973 até aproximadamente 1996.
Para saber mais sobre a história dos clubes de leitura e do Círculo do Livro, clique aqui.
Hoje, o mercado dos clubes de assinatura de livros está a todo o vapor no Brasil. O formato mais usual é o do leitor que assina o clube e recebe os livros físicos em casa ou, no caso de ebooks, em seu dispositivo.
Além disso, ele pode receber brindes, conteúdos, além de ter acesso a uma comunidade literária para conversar sobre os livros lidos. Legal, não é mesmo?
Pensando nisso, elaboramos uma lista com diversos clubes de assinatura para você encontrar aquele que mais lhe agrada! É só escolher o tema ou o gênero que prefere!
Livros inéditos, novidades literárias e indicações de curadores
Se você gosta de ler livros ainda não publicados no Brasil ou indicados por personalidades da cultura, o clube TAG Livros traz duas opções: TAG Inéditos e TAG Curadoria. Além dos livros com edições exclusivas, você também recebe muito conteúdo na revista e no aplicativo dos clubes, podendo até discutir a sua leitura e ganhar brindes.
O Clube 451, da revista de mesmo nome, se interessa por livros recém-lançados no Brasil. Já a editora Boitempo é focada em “publicar ensaios relacionados às ciências humanas e obras de ficção radical”, enviando em seu clube “Armas da Crítica” livros inéditos, juntamente com um marcador e um brinde.
Clássicos literários
É claro que não poderiam faltar clubes de livros que enviam os clássicos literários. O Clube de Literatura Clássica envia mensalmente uma edição exclusiva de capa dura para os seus associados, além de alguns brindes.
Já o Clube de Leitores Pedrazul também se dedica a livros clássicos, mas muitas vezes pouco conhecidos entre os leitores. O clube também envia, com a obra escolhida, um brinde e um marca-página, além de oferecer um ambiente online para a discussão dos leitores.
Romance, ficção e gêneros variados
Para quem ama uma narrativa de ficção, também temos opções! O clube Verus é um dos mais recentes do mercado, substituindo o antigo clube Romances da Carina. Ele oferece em suas caixinhas bimestrais dois livros: um lançamento e outro do catálogo, além de marcadores e brindes.
Já o clube romances Harlequin faz parte do aplicativo Skello, sendo um clube digital, pois disponibiliza ebooks mensalmente, além de conteúdos sobre a obra. Na mesma plataforma, encontramos o Clube Aleph, com uma curadoria voltada para os livros de temática Sci-fi, e o Clube Naci, direcionado para a literatura YA.
Já o Turista Literário tem diversos planos e, no mais completo, o assinante recebe em casa um livro de ficção e vários brindes, cada um despertando um dos sentidos humanos. Além disso, os leitores têm acesso a conteúdos complementares e de discussão.
Outro clube que também se destaca é o clube Andarilhos, da editora independente de mesmo nome. Ele se dedica a livros da literatura fantástica, enviando também brindes em suas caixas.
Feminismo
Existem alguns clubes que tratam de questões feministas, selecionando títulos sobre o tema ou enviando obras escritas por mulheres. O clube Literária+, por exemplo, envia livros de autoras nacionais de editoras independentes, com planos de livros impressos e digitais.
Já a Amora Livros disponibiliza títulos escritos por autoras contemporâneas, enquanto o Clube F, da editora Bazar do Tempo, envia títulos para “ampliar o acesso a múltiplas vozes, corpos e territórios feministas”, possuindo também uma rede de encontros para discussões.
E não ache que parou por aí. Existe também o clube Minha Pequena Feminista, indicado para meninas de até 13 anos. Os livros são protagonizados por personagens femininos, visando a igualdade de gênero, a empatia e a diversidade.
Sobre questões sociais, econômicas e outros
Se você está em busca de um clube que te ajude a pensar e refletir sobre o mundo atual, também temos algumas dicas. O Circuito Ubu, da editora de mesmo nome, envia livros que possuem relação com as Ciências Humanas e Sociais, juntamente com um marcador e materiais especiais para acompanhar a leitura.
Já o clube Expressão Popular possui em seu catálogo autores que oferecem “uma visão anti-imperialista e contribua para o conhecimento da tradição das lutas dos povos e da teoria que nasce a partir delas”. Mas, se estamos falando de diversidade, não poderíamos deixar de citar o clube Ludovico, indicado para “liberais e empreendedores do Brasil”.
Livros usados
E para você que adora visitar um sebo e encontrar livros antigos, também temos indicações! A principal diferença desses clubes para os demais é que cada assinante recebe um livro usado ou semi-novo diferente.
O Literatour é um clube de leitura de livros usados. Você escolhe o gênero de livros que deseja e recebe em casa a obra e os brindes, além de fazer parte da comunidade literária. Já o Sebo Lar Livros oferece opções de assinatura baratinhas e variadas.
Clubes infantis
Os clubes voltados para a literatura infantil são infinitos. Os mais conhecidos talvez sejam o Leiturinha e o Quindim, que enviam livros de acordo com a idade das crianças, além de atividades e brindes que as ajudam em seu desenvolvimento.
Também existem clubes voltados para a aprendizagem de línguas, como o Kiddie in Box, para os pais que querem incentivar os pequenos a aprenderem inglês, e o Frau Bender Deutsch, voltado para o ensino do alemão.
Não podemos deixar de mencionar o Literi – Literatira e Psique, um clube de livros voltado para o desenvolvimento socioemocional da criança. Existem também muitos clubes que enviam livros infantis religiosos, como o Clube Ovelhinhas e a Folhinha Espírita.
Clubes religiosos
E falando em religião, podemos encontrar clubes que contemplam algumas delas. O mercado de livros religiosos é o que mais cresce no setor editorial, com um aumento nominal de 4,5% no faturamento de 2022 a 2023.
Minha Biblioteca Católica, como o nome já diz, é voltado para os católicos, enquanto o Clube do leitor Gospel é direcionado para os evangélicos, ambos oferecendo livros mensais e outros conteúdos. Encontramos também clubes de livros sobre a doutrina espírita, muitos criados a partir de editoras, como o Boa Nova e o Letra Espírita.
Os clubes de assinatura de livros são uma ótima oportunidade para você conhecer novas leituras e se surpreender! Além disso, a experiência fica ainda melhor se você consegue discutir as obras com outros leitores.
Agora, é só você escolher o seu! Opções não faltam no mercado.
Revisão: Caroline Cecin