Disputando o prêmio com 524 inscritos de 54 nacionalidades diferentes, a brasileira Marcela Rahal, natural de Bauru, no interior de São Paulo, venceu o 61º Concurso Internacional de Canto Tenor Viñas, uma das principais competições de canto lírico do mundo. O evento, que ocorre anualmente, foi apresentado no Gran Teatre del Liceu, em Barcelona, na Espanha.
Leia também: Aos 7 anos de idade, cantora mais jovem de ópera do mundo entra para o Guinness Book
O concurso, criado em 1963, conta com um júri especializado por artistas renomados de música clássica e diretores artísticos de liceus, teatros e óperas da Europa e dos EUA e a premiação para os vencedores são oferecidos por fundações espanholas de música clássica.
A cantora dividiu o prêmio com o neozelandês Filipe Manu (cada um receberá cerca de R$ 85 mil). Com a voz classificada como mezo-soprano, ela também ganhou o prêmio extraordinário pela estreia na Ópera de Astana. Os dois ainda receberão uma medalha comemorativa e participarão do concerto dos vencedores do 61º Concurso Tenor Viñas, no Teatro Real, em Madri, previsto para março de 2024.
Marcela Rahal é formada em Canto pela Universidade de São Paulo (USP), fez mestrado em Canto Lírico na Alemanha e seguiu carreira internacional, mas já participou de dois estúdios de ópera e música clássica em São Paulo.
Confira o vídeo: