Ana Laura Freire de Souza, de 17 anos, aluna do 3º ano do ensino médio na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Caic Maria Alves Carioca, em Fortaleza, venceu recentemente um concurso nacional de redação. A iniciativa da Harvard Book Prize Brazil, promotora do concurso, recebeu 103 redações de 34 escolas brasileiras, entre públicas e privadas. O projeto, organizado por estudantes brasileiros da Universidade de Harvard, tinha como tema os principais desafios do Brasil e contou com 10 participantes do Ceará.
Leia também: Inspirada na famosa obra de Vermeer, estudante pernambucana vence concurso internacional de arte
Após, a estudante recebeu o convite para visitar a universidade nos Estados Unidos. “É muito gratificante ir para fora representar um colégio público de um bairro que é conhecido como o lugar da violência. Sim, uma estudante de colégio público é capaz de chegar onde quer”, comentou.
Foram semanas de dedicação na elaboração da redação, o que se refletiu no bom desempenho. Ela escreveu sobre os efeitos do desemprego no país. “Eu refleti muito sobre o desemprego, fome e desilusão de jovens que não conseguem emprego e acabam para drogas e prostituição. Tem pessoas que passam por isso porque não veem outra saída”, disse.
“O esforço da Ana Laura foi muito importante porque desde o primeiro momento ela sentiu vontade de participar e de fazer o trajeto com qualidade. Isso se refletiu na escrita, na pesquisa e na correção até o último momento”, destacou o professor de redação Francisco Roque.
Em Harvard, visitou os cursos de Relações Internacionais, Ciências Políticas, Economia e Educação e ainda participou de uma aula da Universidade. A estudante pretende cursar medicina e vê com essa experiência a oportunidade de se especializar fora do país. “O conhecimento que eu não tinha sobre estudar fora, eu não sabia que isso era possível, pensava que nunca ia conseguir porque é muito difícil. Indo para lá, abriu uma perspectiva muito grande na minha mente de enxergar a educação, a leitura e a escrita de outra forma”, concluiu Ana Laura.
CONFIRA UM TRECHO DA REDAÇÃO:
“O maior desafio atual do Brasil é o desemprego. Segundo o IBGE, “O Brasil registrou a 16° pior taxa do mundo em 2021, sendo a região com maior concentração de desempregados no Nordeste, com taxa acima da nacional: 16,1%”. Esse dado corrobora: somos sim um dos países mais afetados no mercado de trabalho. […] Esse fato ocorre por falta de oportunidades e má educação. Muitos cidadãos não têm o ensino superior e ainda alguns não tiveram sequer a oportunidade de serem alfabetizados. Tal problema abrange mais as comunidades marginalizadas e ocasiona famílias sem terem o que comer, pais com crianças em casa e sem ter condições de alimentar seus filhos.”