Arnaldo Jabor ficou muito conhecido pelas suas crônicas nos jornais televisivos, mas ele também foi um grande cineasta e escritor. Com as melhores frases, Arnaldo Jabor soube sintetizar os pensamentos de uma geração que se transformou demais: a geração que nasceu antes de uma ditadura, passou pelos anos de chumbo e viveu os anos de desbunde da abertura política. Jabor, em filmes como Tudo bem e Eu sei que vou te amar, para o bem e para o mal, soube ser a voz de uma época e de uma geração.
Confira as melhores frases de Arnaldo Jabor:
“O perigo do sexo é que você pode se apaixonar. O perigo do amor é virar amizade.”
“Andamos com fome de beleza em tudo, na vida, na política, no sexo; por isso, o amor é uma ilusão sem a qual não podemos viver.”
“Mulher não tem critério; pode amar a vida toda um vagabundo que não merece ou deixar de amar instantaneamente um sujeito devoto. É terrível quando a mulher cessa de te amar. Você vira um corpo sem órgãos, você vira também uma mulher abandonada.”
“O amor exige coragem. E o homem… é mais covarde. O homem, quando conquista, acha que não tem mais de se esforçar e aí, dança… A mulher é muito mais exilada das certezas da vida que o homem. Ela é mais profunda que nós.”
“Sei que a internet democratiza, dando acesso a todos para se expressar. Mas a democracia também libera a idiotia. Deviam inventar um “antispam” para bobagens.”
“As coisas que eu escrevo têm alguma coisa de cinema. Porque eu sou meio ator na televisão também. Tem uma coisa de cinema no sentido de que é a tentativa de captar o que é que está por trás da notícia óbvia.”
Sobre o amor e relacionamentos:
“Esses frêmitos de amor acontecem quando o “eu” cessa, por brevíssimos instantes, edeixamos o outro ser o que é em sua total solidão. Vemos um gesto frágil, um cabelo molhado,um rosto dormindo, e isso desperta em nós uma espécie de “compaixão” pelo nosso própriodesamparo, entrevisto no outro.”
“O termômetro das mulheres é: “Estou sendo amada ou não? Esse bocejo, seu rosto entediado… será que ele me ama ainda? A mulher não acredita em nosso amor. Quando tem certeza dele, para de nos amar. A mulher precisa do homem impalpável, impossível.”
Veja também: As 19 melhores frases de O Mapeador de Ausências, de Mia Couto
“As mulheres têm uma queda pelo canalha. O canalha é mais amado que o bonzinho. Ela sofre com o canalha, mas isso a justifica e engrandece, pois ela tem uma missão amorosa: quer que o homem a entenda, mas isso está fora de nosso alcance. A mulher pensa por metáforas. O homem, por metonímias. Entenderam? Claro que não. Digo melhor, a mulher compõe quadros mentais que se montam em um conjunto simbólico misterioso, como a arte. O homem quer princípio, meio e fim. Não estou falando da mulher sociológica, nem contemporânea, nem política. Falo de um sétimo órgão que todas têm, de um “ponto G “ da alma.
A mulher é muito mais exilada das certezas da vida que o homem. Ela é mais profundaque nós. Ela vive mais desamparada e, no entanto, mais segura. A vida e a morte saem de seuventre. Ela faz parte do grande mistério que nós vemos de fora.
E uma frase bônus:
Meu homem é antes de tudo um forte, mas um negador. Para ser feliz é necessário negar, denegar, renegar problemas, esquecer as tristezas do mundo. Esta é a receita de felicidade: não pensar em câncer, nem em angústia, nem na miséria do povo. Mas chega um dia em que o herói se deprime, um dia em que a barriga cresce, o amargor torce-lhe os lábios e o homem feliz percebe que também precisa de um ritual de encontro, algo semelhante à boa e “velha” felicidade.
Fonte: http://entrepaginasemuitashistorias.blogspot.com/2015/11/frases-amor-e-prosa-sexo-e-poesia_25.html
https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2022/02/15/arnaldo-jabor-frases.ghtml