Com cinco milímetros, o livro tem sete versões da oração do Pai Nosso e foi vendido por R$27,2 mil em um leilão.
Leilões são eventos curiosos. Há quem pague muito por itens incríveis como a primeira edição de Frankenstein, de Mary Shelley. Mas há também pessoas que pagam valores estranhos para coisas inusitadas.
É o caso desse minúsculo livro que, mesmo que não possa ser lido a olho nu, foi arrematado em um leilão em Bruxelas por nada menos que R$27,2 mil.
O valor pago foi acima do valor estimado da obra, que estava avaliada em algo em torno de 6 e 10 mil reais.
Menor do que uma ponta de lápis, o livro é feito em couro e contém versões da oração do Pai Nosso em sete línguas diferentes: holandês, inglês, inglês americano, francês, alemão, espanhol e sueco.
O Museu de Gutemberg, na Alemanha, publicou algumas centenas deste livrinho, intitulado “A Oração do Senhor”, em 1952. A iniciativa teve como objetivo arrecadar fundos para a reforma do prédio, afetado pela guerra. O Museu é um dos mais antigos do mundo.
Além de tudo isso, a obra pode ser utilizada como joia, se acoplada a um objeto transparente que permite que ela seja usada como colar.
Há uma série de critérios para que se possa chamar um livro de mini-livro, como é o caso desta obra, não podendo ter mais de 7 milímetros de altura, largura ou espessura.
Para mais informações sobre a obra, confira a matéria do Globo.