Quem ama os clássicos livros de J. R. R. Tolkien da saga dos Senhor dos Anéis tem motivos para comemorar. Depois da célebre sequência de filmes feita por Peter Jackson para o cinema americano, com ‘O Senhor dos Anéis’ – ‘A Sociedade do Anel’ (2001), ‘As Duas Torres’ (2002) e ‘O Retorno do Rei’ (2003) premiados com 17 prêmios no Oscar, eis que surge uma novidade no universo dos hobbits e elfos. Isso mesmo. Quer saber mais?
A novidade do dia é que foram encontrados dois filmes gravados na antiga União Soviética baseado nos livros que tinham sido dados como perdidos. As obras ressurgem mais de 30 anos depois da sua primeira exibição. A Saga do Anel já ganhou algumas adaptações, algumas lançadas em 1978 e 1980. No caso, um musical feito para TV na Suécia em 1971 e uma minissérie também para TV, na Finlândia, em 1993.

Essa semana, no entanto, pudemos conhecer dois especiais produzidos na União Soviética, um em 1985 e outro em 1991. Este último voltou à vida no YouTube, graças ao Canal 5 da Rússia. Segundo o site Olhar Digital, a produção, intitulada ‘Khraniteli’ (que significa “guardiões” em russo), foi filmada em um estúdio de televisão em Leningrado e exibida só uma vez, para nunca mais ser vista – até agora. Baseada no primeiro livro, o filme foi dirigido por Natalya Serebryakova e conta com Viktor Kostetsky (Gandalf), Georgy Shtil (Bilbo), Valery Dyachenko (Frodo) e Elena Solovey (Galadriel), entre outros artistas.
Veja as duas adaptações aqui:
Veja a matéria completa aqui!
Veja também nosso Papo de Livro: