Mais uma intervenção artística de Eduardo Kobra foi destaque na mídia. Dessa vez, o artista transformou um cilindro em desuso em obra de arte. Com uma árvore dentro do recipiente, ele chama a atenção tanto para o oxigênio que se precisa para viver quanto para a preservação da Amazônia. Nada mais significativo como o nome da obra: “Respirar”.
No intuito de arrecadar recursos para auxiliar na falta de oxigênio no Amazonas em decorrência do aumento do número de casos de Covid-19, a obra, a princípio, seria leiloada e o valor revertido em doações a instituições. Porém, antes de acontecer o leilão, ela foi adquirida pelo movimento UniãoBR e pelo Grupo VG. O recurso será utilizado na instalação de duas usinas de produção de oxigênio hospitalar na região, equivalente a 1,4 mil cilindros por mês.

“A mensagem central é a importância da vida. Que o sopro da minha arte ajude a levar um pouco de oxigênio para os hospitais mais necessitados e, ao mesmo tempo, provoque a reflexão sobre a importância de usar máscaras, lavar as mãos constantemente, manter o isolamento social e, claro, de preservar a natureza, que é um patrimônio de toda a humanidade”, ressalta o artista.
A partir do dia 14 de fevereiro de 2021, no Shopping Iguatemi, em São Paulo, a obra ficará exposta. O público visitante também poderá fazer sua colaboração pelo QR Code na instalação. Após, ela será levada ao hospital Albert Einstein.
Essa intervenção é um exemplo de como a arte pode ser ressignificada em atitude de solidariedade.
Fontes:
Ciclo Vivo
Veja

