Ao menos que você esteja na Matrix a vida toda, já deve ter visto algum mundo cyberpunk na ficção: Blade Runner, Ghost in the shell, Robocop, ou o próprio Matrix. É sem dúvidas um dos gêneros da ficção cientifica que mais cresce desde os anos 80, preenchendo páginas de livros e telas com suas luzes vibrantes de neon, tecnologia avançada e um cotidiano nada agradável para quem vive à margem de um grande prédio corporativo.
O gênero, comumente sintetizado na frase “high tech, low life” (Alta tecnologia, baixa qualidade de vida), aborda a relação dos seres humanos com a tecnologia e o impacto das corporações na vida das pessoas. Mas parece que não são só os humanos que vivem sob as grandes metrópoles mais. Essa é a proposta do @cyberpunkpets, um perfil no Instagram dedicado a mostrar bichinhos vivendo numa distopia high-tech.
Nas ilustrações vemos animais em cenas características da cultura cyberpunk, sempre com vestimentas estilosas e super equipados. A arte segue uma linha com forte influência no synthwave/outrun, abusando do neon e dos efeitos que consagraram a estética.
Além das ilustrações, o perfil tem acrescentado recentemente uma Lore (uma descrição do mundo e/ou do personagem) na legenda de cada publicação (apenas em inglês no momento), expandindo ainda mais o cyberpetverso e convidando o público a imaginar que histórias podem surgir a partir daí. É uma excelente fonte de inspiração para quem se interessa pelo gênero.
O perfil que começou no ano passado, consta atualmente com 31 publicações e mais de 2.000 seguidores. Há também uma página no Facebook, que pode ser acessada aqui.
Imagens: Reprodução