Pejac é um pintor e muralista espanhol, da cidade de Santander. Sua arte se notabiliza principalmente pela estética do trompe-l’œil (ou “engana o olho”), que se utiliza de técnicas que criam ilusão de ótica, muitas vezes dando a impressão de tridimensionalidade a uma superfície plana.
Brincar com as proporções dos corpos é uma especialidade do artista, que em 2020 utilizou sua habilidade para criar o projeto “Força”, um gesto de agradecimento aos trabalhadores da saúde da sua cidade, do Hospital Universitário Marqués de Valdecilla.
Na parte externa das instalações do hospital, Pejac realizou três intervenções. São elas: “Distanciamento social”, Segundo ele, “Força” aborda três diferentes aspectos da crise atual e propõe maneiras de responder a eles. Ainda, afirma que o hospital foi receptivo à sua homenagem, dando-lhe liberdade criativa.
Confira as três obras e uma descrição do artista sobre as propostas:
1. Distanciamento social
Queria representar a ferida que esta pandemia deixou e torná-la uma homenagem aos profissionais de saúde pelo seu respeito e solidariedade para com as vítimas. Embora a imagem sirva de metáfora para os danos da pandemia, também propõe, literalmente, o distanciamento social como forma a única forma de corrigi-lo. Entre a grande multidão, incluí cenas de reencontro, empatia, cuidado e amor, sugerindo uma porta para um futuro melhor e cheio de esperança.
2. Afago
Esta descreve poeticamente a nova dinâmica da relação entre os pacientes e os profissionais da saúde imposta pelo coronavírus. Enquanto estão fisicamente distantes e apenas olham um para o outro, suas sombras estão retratando a necessidade e o desejo de retornar ao contato físico. Eu também adicionei uma sensação de serenidade e beleza ao transformar suas sombras em um lago colorido e tranquilo com nenúfares, prestando homenagem a um dos meus pintores favoritos, Monet.
3. Superação
Superação é a segunda peça da série, que foi realizada com a ajuda de pacientes oncológicos. Retrata uma criança recriando o Campo de Trigo com Ciprestes de Van Gogh com as mãos. É um pouco uma versão de um trabalho que criei na Noruega em 2015, mostrando um menino recriando o Grito de Munch com seus carros de brinquedo. Nesta, uma criança está apoiada em uma cadeira de rodas, e por isso pintar mais alto que as demais. Isso é algo que nós, como sociedade, podemos fazer: pegar esta crise e usá-la para nos impulsionar para frente.
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Imagens: Pejac / Reprodução
Fonte: Bored Panda