O jornalista, tradutor e escritor Eduardo Bueno, conhecido como ‘Peninha’, é conhecido pelo seu trabalho de anos dedicado à pesquisa da história do Brasil. Autor de livros como Brasil, uma história e Náufragos, traficantes e degredados, Eduardo Bueno hoje mantém um canal no Youtube Buenas Ideias, também voltado para a história do país. Eduardo Bueno indicou livros para entender a história do Brasil.
Mas como ele mesmo diz, para conhecer a história do Brasil, não adianta assistir só vídeos na internet. Por isso, ele fez um vídeo em que indica 4 livros que considera essenciais para se aprofundar no assunto. E aqui estão eles!
1- Casa-grande & senzala, de Gilberto Freyre
Em 1933, após exaustiva pesquisa, Gilberto Freyre publica Casa-grande & senzala, livro que revoluciona os estudos no Brasil, tanto pela novidade dos conceitos quanto pela qualidade literária. Passados 80 anos, continua sendo um clássico da nossa literatura, mostrando, com beleza e vigor, a formação do povo brasileiro pela mistura de raças e culturas. A publicação de “Casa Grande & Senzala”, de Gilberto Freyre, em 1933, acabou se transformando em um marco da cultura brasileira. Para o antropólogo Darcy Ribeiro, trata-se do “mais brasileiro dos livros já escritos”….
Compre o livro com desconto aqui!
2- Visão do paraíso, de Sérgio Buarque de Hollanda
Examinando um período abrangente, que se inicia nos primeiros contatos realizados pelos colonizadores portugueses e espanhóis com o continente americano, até o século XVI, Visão do Paraíso inaugura o ensaísmo sobre o imaginário do colonizador. O livro, editado pela primeira vez em 1959, antecipou a historiografia das mentalidades ao estudar os mitos edênicos que acompanharam as narrativas dos descobrimentos e da colonização da América.
Compre o livro com desconto aqui!
3- Os donos do poder, Raymundo Faoro
Ensaio fundamental, acadêmico, para a compreensão da formação social e política brasileira. Partindo das origens portuguesas de nosso patronato político, o autor demonstra como o Brasil foi governado, desde a colônia, por uma comunidade burocrática que acabou por frustrar o desenvolvimento de uma nação independente. Sua análise abarca o longo período que vai da Revolução Portuguesa do século XIV até a Revolução de 1930 no Brasil. Esta edição foi revista e acrescida de um índice remissivo.
Compre o livro com desconto aqui!
4- Série O ciclo de Vargas, de Hélio Silva:
O Ciclio de Vargas é uma série de livros de Hélio Silva sobre os principais períodos da política, cultura e sociedade brasileira. O primeiro dos livros, por exemplo, talvez o mais importante da série, chama-se 1954: um tiro no coração e faz parte da monumental série O Ciclo de Vargas, um conjunto de 16 livros que narra a história do Brasil, da proclamação da República, em 1889, até o golpe militar de 1964. O Ciclo de Vargas é o resultado de mais de quatro décadas de pesquisas e apresenta os fatos históricos de forma exaustivamente documentada e, não raro, narrados pelos seus protagonistas. Hélio Silva e sua colaboradora, Maria Cecília Ribas Carneiro, tiveram acesso aos mais importantes arquivos e depoimentos de personagens do nosso passado recente.Em 1954: um tiro no coração, são passados a limpo o último governo de Getúlio Vargas e a enorme crise que culminou com o seu suicídio, em 24 de agosto de 1954.Um livro obrigatório para quem quer conhecer o Brasil.
Compre o primeiro dos livros (e outros) com desconto aqui!
Assista aqui o vídeo inteiro com as explicações indispensáveis do Peninha: