Avatar: A lenda de Aang foi uma série animada criada por Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko, lançada em 2005 pelo canal Nickelodeon. A história voltada (na teoria) para o público infanto-juvenil conta a história do planeta dividido em quatro grandes povos, guiados pelos quatro elementos: as Tribos da Água, o Reino da Terra, a Nação do Fogo, e os Nômades do Ar. Baseada na cultura dos povos asiáticos, e prezando sobretudo pela sua pluralidade, a série narra a trajetória de Aang, um Avatar que domina todos os elementos e que possui o dever de manter o equilíbrio entre todos os povos.
O programa obteve grande sucesso de audiência e de recepção crítica. Não se trata de uma jornada do herói clássica, em que o Bem e o Mal estão claramente definidos, além de que se distancia do ocidentalismo das narrativas infanto-juvenis, se inspirando nos animes japoneses. Ao longo da série, conhecemos as nuances dos personagens centrais na sua tentativa de salvarem o mundo (e eles próprios) do autoritarismo. Nesse empreitada, o roteiro nos presenteia com reflexões significativas.
Confira:
Orgulho não é o oposto da vergonha, mas sua fonte. Somente a verdadeira humildade é o antídoto para a vergonha.
A vida acontece onde quer que você esteja, faça você alguma coisa ou não.
Às vezes a vida é como esse túnel escuro. Você nem sempre pode ver a luz no fim do túnel, mas se continuar em movimento, chegará a um lugar melhor.
Agora você não está se deixando sentir nada. Eu sei que às vezes dói mais esperar e dói mais se importar. Mas você tem que me prometer que não vai parar de se importar.
Não há nada errado em deixar as pessoas que te amam ajudá-lo.
O passado pode ser um ótimo professor.
Quando nós atingimos nosso ponto mais fraco, estamos suscetíveis à mudança mais profunda.
Você pensa que é muito diferente de mim? Ou dos seus amigos? Se você escutar com atenção, poderá ouvir toda coisa viva respirando junto. Você pode sentir tudo expandindo. Nós estamos todos vivendo em conjunto. Temos todos as mesmas raízes, e somos os galhos da mesma árvore.
Perfeição e poder são superestimados. Eu acho que você foi muito sábio ao escolher felicidade e amor.
Você deve olhar para dentro de si para salvar-se de si mesmo. Somente assim o seu verdadeiro eu se revelará.
A mente verdadeira é capaz de resistir todas as mentiras e ilusões sem se perder. O coração verdadeiro pode resistir o veneno do ódio sem ser ferido.
A maior ilusão do mundo é a ilusão da separação. Coisas que você pensa que estão separadas são na verdade a mesma e única. Nós somos todos uma única pessoa, mas vivemos como se estivéssemos divididos.
O destino é algo engraçado. Você nunca sabe quando as coisas se resolverão. Mas se você mantém um coração e uma mente abertos, eu te prometo que encontrará um dia seu próprio destino.
Arte: Bryan Konietzko / Reprodução.

