Sim, cadeiras. Esses objetos que usamos para sentar ou, quem sabe, como substitutos para escadas em falta. Por ser um objeto absolutamente usual no nosso dia a dia, talvez as cadeiras passem despercebidas para a maioria de nós. No entanto, essas peças de interior (ou exterior!) não só são úteis ao nosso dia a dia como, também, contam histórias tanto individuais quanto da coletividade.
O Museu das Cadeiras Brasileiras, inaugurado em 2019 na cidade de Belmonte, litoral da Bahia, busca dar o devido valor a este objeto. Em seu site, eles informam:
O objeto “Cadeira” contém uma extensa possibilidade de narrativas de cunho histórico, bem como retrata a evolução cultural registrada em seu aspecto formal e material; a história da cadeira brasileira pelo viés antropológico propõe inspirador diálogo social, cultural, político e econômico nacional. As cadeiras desempenham uma função fundamental no nosso cotidiano. Seus diversos usos as tornam um objeto de intensa relação entre usuário e objeto. Como objeto, a gênese inventiva de seus criadores doa uma variada e criativa possibilidade em sua existência. A cadeira pede conforto em seu desenho, mas seu dialogo não se limita a esta condição. Muitas delas ostentam formas e materiais para funções diversas revelando posição social, presentes em quase toda atividade profissional, lazer e algumas são verdadeiras esculturas. Podendo assim estabelecer uma fonte rica para seu estudo e compreensão em dimensões antropológicas, reveladas através de fatos contando histórias. Como documento de nossa cultura material, é fonte para incessantes e reveladoras pesquisas.
No site, é possível conhecer parte do acervo do museu, há exposições e instalações interativas e outras inúmeras informações sobre o local e o projeto, que fica aberto à visitação de quarta à sexta feira, de 9h-12h e 14h-17h, segundo informações do próprio site. Já sabe, né? Quando visitar Belmonte-BA, aproveite pra dar um pulo nesse inusitado Museu e conhecer mais sobre as cadeiras!
*Foto de capa: Ruy Teixeira