Com intuito de retratar a alimentação de crianças em diferentes lugares do mundo, o fotógrafo Gregg Segal viajou, durante 3 anos, por 9 países (Brasil, EUA, Índia, Malásia, Alemanha, França, Senegal, Emirados Árabes e Itália), para produzir uma série de imagens.
Nesse período, também foi anotando observações e escrevendo suas impressões que, posteriormente, foram reunidas em livro Daily Bread: What Kids Eat Around the World, lançado em 2019.
Em 2014, ao investigar os hábitos alimentares das pessoas com o projeto Seven Days of Garbage (sete dias de lixo), que consistia em fotografar voluntários rodeados por tudo aquilo que seria jogado fora no período de uma semana. Ele notou a quantidade de embalagens de comida armazenadas e decidiu observar a alimentação das crianças.
Uma das características verificadas foi que a globalização facilitou o consumo de alimentos processados e que, em muitos casos, embora as famílias morassem em lugares distintos, pareciam frequentar o mesmo supermercado. Segal relatou, a partir dessa experiência, que “a globalização traz essas semelhanças assustadoras, essa homogeneização. Muitas culturas parecem estar se perdendo.”
Outra questão apontada por ele é que a condição econômica não é garantia de uma alimentação saudável. Por exemplo, explica o artista, nos EUA, o valor baixo e o fácil acesso ao fast food faz com que as crianças se alimentem mal. Já na Índia, o fast food é caro, então, os pais compram em feiras e cozinham em casa. Nesse caso, as crianças indianas, mesmo sem muitos recursos, possuem uma alimentação mais rica em nutrientes do que as crianças americanas de classe média.
No Brasil, foram fotografadas crianças de diferentes regiões como moradoras de favelas, de comunidades indígenas e de prédios de classe média alta. Ele constatou a presença de produtos industrializados, no entanto, na alimentação de duas crianças, do interior de Mato Grosso e de uma comunidade de Goiás, da tribo yawalapiti, do Parque Indígena do Xingu, isso não foi verificado. “Não há açúcar refinado nem embalagens plásticas envolvendo os alimentos”, disse o fotógrafo.
Grande parte do projeto tem a intenção de fazer com que as pessoas percebam o que estão ingerindo durante uma semana e reflitam sobre seus hábitos alimentares.
Confira as fotos:
1. Ademilson Francisco Dos Santos (11) Vão De Almas, Goiás, Brasil
2. Cooper Norman, 12, Altadena, Ca, EUA
3. Anchal Sahani, 10, Chembur, Mumbai, Índia
4. Beryl Oh Jynn, 8, Kuala Lumpur, Malásia
5. Greta Moeller, 7, Hamburgo, Alemanha
6. Rosalie Durand, 10, Nice, França
7. Meissa Ndiaye, 11, Dakar, Senegal
8. Yusuf Abdullah Al Muhairi, 9 anos, Mirdif, Dubai, Emirados Árabes Unidos
9. Andrea Testa, 9, Catania, Itália
10. Kawakanih Yawalapiti, 9, Alto Xingu, Mato Grosso, Brasil
Fontes
Folha de SP
Revista Carpediem