O historiador Leandro Karnal vem sendo, em nosso momento político conturbado, “um descanso na loucura”. Sua inteligência, ironia e ao mesmo tempo, gentileza e cuidado no trato, trazem a tona cada vez mais uma nova forma de fazer pensamento: através do afeto. Uma aproximação quase íntima dos leitores e um cuidado nos formatos em que se vai dizer, faz com que Karnal consiga a exata mediação entre rigor teórico e penetração popular. Assim, é um grande prazer ter o professor como um iluminador das zonas sombrias de um mundo contemporâneo um tanto quanto obscuro.
Leandro Karnal, em sua página no Facebook, listou uma série de 12 livros essenciais para entender o nazismo. São livros tanto clássicos quanto teóricos que servem para nos fazer aproximar e entender melhor o tema, segundo a visão da literatura, da filosofia e da história. Confira:
1- Nazismo, o triunfo da vontade, de Alcir Lenharo
A experiência trágica do nazismo provoca perplexidade até hoje: no militarismo e na máquina de morte dos campos de concentração, revelou-se a degradação da criatura humana. Alcir Lenharo realiza o que é fundamental para uma abordagem histórica do fenômeno nazista: desvenda-o em sua dimensão sociopolítica, atrelada a uma conjuntura capitalista, e esclarece questões como por que milhões de pessoas apoiaram Adolf Hitler e acreditaram nas promessas míticas de uma ideologia racista. Além disso, investiga como a estetização da política, por meio da propaganda e da produção artística, cria um clima de envolvimento e contágio que se perpetua na catarse de uma nação empenhada no projeto de edificar uma nova civilização.
Compre o livro com desconto aqui!
2- Ascensão e queda do Terceiro Reich, de William Schirer
“Ascensão e Queda do Terceiro Reich”, do jornalista e escritor norte-americano William L. Shirer, é uma obra que relata a história da Alemanha nazista e é considerada uma das melhores e mais importantes sobre este assunto. Shirer, um repórter da rádio CBS, esteve na Alemanha durante muitos anos até dezembro de 1940, quando a crescente censura das suas emissões pelos Nazistas tornaram seu trabalho impraticável. Os volumes retratam de maneira incisiva os acontecimentos, em com uma narrativa ágil e brilhante.
Compre o livro com desconto aqui!
3- O Terceiro Reich, Carisma e Comunidade, de Martin Kitchen
Nesta obra Martin Kitchen mostra como as pessoas comuns podem se tornar presas a ideias fanáticas. Explorando preocupações-chave, como o papel da ideologia no nacional-socialismo, a eleição das elites, a origem da guerra por raça e espaço e a culminação do horror no Holocausto, Kitchen compara o Nazismo a uma religião secular, cujo líder carismático detinha enorme poder sobre as mentes e os corpos de uma população inteira, mesmo quando as bases militares e econômicas de seus recursos começaram a se desgastar. A Alemanha Nazista continua a fascinar por causa de seu radicalismo fora do comum, bem como por sua mistura do moderno e do atávico. ‘O terceiro Reich – carisma e comunidade’ é destinado para os leitores que procuram entender a atração destrutiva do carisma e do poder.
Compre o livro com desconto aqui!
4- Hitler, de Ian Kershaw
Considerada pela imprensa internacional a biografia definitiva do ditador alemão, Hitler, do historiador inglês Ian Kershaw, alia fluência narrativa e rigor histórico para contar a vida da personalidade mais sinistra do século XX. Quando foram publicados, em 1998 e 2000, os dois volumes da monumental biografia de Hitler escrita por Ian Kershaw foram imediatamente saudados em todo o mundo como obras fundamentais sobre a figura mais sinistra da história do século XX. A presente tradução foi realizada a partir da versão condensada elaborada pelo autor, que eliminou cerca de quatrocentas páginas de notas e referências – destinadas sobretudo ao público acadêmico -, sem no entanto prejudicar a força da narrativa e o poder de seu argumento.
Karnal afirma que esses livros acima são os introdutórios: “Este é um começo. São seis volumes no total (o livro dois tem publicação em 3 volumes) . Não cobre tudo, mas serve para dar uma vaga ideia do que venha a ser o nazismo. É só um começo.” Depois afirma, “Se você chegou até aqui, passo seguinte:”
Compre o livro com desconto aqui!
5- Mein Kampf, de Minha Luta
Mein Kampf é o título do livro de dois volumes de autoria de Adolf Hitler, no qual ele expressou suas ideias antissemitas, racialistas e nacional-socialistas então adotadas pelo partido nazista.
6- Eichmann em Jerusalém, de Hanna Arendt
Em 1960, seqüestrado num subúrbio de Buenos Aires por um comando israelense, Adolf Eichmann é levado para Jerusalém, para o que deveria ser o maior julgamento de um carrasco nazista depois do tribunal de Nuremberg. Mas, durante o processo, em vez do monstro sanguinário que todos esperavam ver, surge um funcionário medíocre, um arrivista incapaz de refletir sobre seus atos ou de fugir aos clichês burocráticos. É justamente aí que o olhar lúcido de Hannah Arendt descobre a ´banalidade do mal´, ameaça maior às sociedades democráticas. Numa mescla brilhante de jornalismo político e reflexão filosófica, Arendt investiga questões sempre atuais, como a capacidade do Estado de transformar o exercício da violência homicida em mero cumprimento de metas e organogramas.
Compre o livro com desconto aqui!
7- É isso um homem?, de Primo Levi
Neste clássico da literatura contemporânea, Primo Levi dá um testemunho pungente de uma tragédia que afetou milhões de pessoas. Considerado o mais belo livro já escrito sobre a existência massacrada dos judeus deportados, É isto um homem? Não é, no entanto, um relato carregado de ódio e vingança. Desprovidos de saúde, os judeus nos campos de extermínio dificilmente poderiam ser identificados com os homens que eram antes da tragédia. Muito menos seus algozes sem rosto, senhores de escravos, mas sem vontade própria, num campo de morte onde ela, afinal, era o menor dos males.
Compre o livro com desconto aqui!
8- O Diário de Anne Frank
O depoimento da pequena Anne Frank, morta pelos nazistas após passar anos escondida no sótão de uma casa em Amsterdã, ainda hoje emociona leitores no mundo inteiro. Seu diário narra os sentimentos, os medos e as pequenas alegrias de uma menina judia que, como sua família, lutou em vão para sobreviver ao Holocausto. Lançado em 1947, O diário de Anne Frank tornou-se um dos livros mais lidos do mundo. O relato tocante e impressionante das atrocidades e dos horrores cometidos contra os judeus faz deste livro um precioso documento e uma das obras mais importantes do século XX.
Compre o livro com desconto aqui!
Agora, para Karnal, entramos em nossa fase: da Interpretação e das raízes:
9- Psicologia de Massas do Fascismo, de W. Reich
Este estudo clássico é uma contribuição única à compreensão de um dos fenômenos cruciais do nosso tempo – o fascismo. Para W. Reich, o fascismo é a expressão da estrutura irracional do caráter do homem médio, cujas necessidades biológicas e primárias e cujos impulsos são reprimidos há milênios. O autor analisa cuidadosamente a função social dessa opressão e o papel decisivo que a família autoritária e a igreja desempenham.
Compre o livro com desconto aqui!
10- Modernidade e Holocausto, de Zygmunt Bauman/Marcus Penchel
Vencedor do prêmio Amalfi, concedido ao melhor livro de sociologia publicado na Europa em 1989, Modernidade e Holocausto discute o que a sociologia pode nos ensinar sobre o Holocausto, concentrando-se mais particularmente, porém, nas lições que o Holocausto tem a oferecer à sociologia. O sociólogo polonês Zygmunt Bauman ressalta como o significado do Holocausto pôde ser subestimado em nossa compreensão de modernidade: ora o Holocausto é reduzido a algo que aconteceu com os judeus, ora é visto como representando aspectos repulsivos da vida social que o progresso da modernidade irá gradualmente superar. Não há nada comparável a esse livro na literatura sociológica. Sutil, porém intenso e perturbador, causará grande impacto tanto naqueles que lidam diretamente com a disciplina da sociologia como nos interessados por um dos fenômenos mais terríveis de nosso tempo.
Compre o livro com desconto aqui!
11- Os Alemães, de Norbert Elias
Ao analisar o desenvolvimento social da Alemanha desde o século XVII até os dias de hoje, Elias investiga a personalidade, a estrutura social e o comportamento do povo alemão, lançando nova luz sobre a subida dos nazistas ao poder e sobre o Holocausto. O livro é enriquecido por comparações entre a Alemanha e os países onde o autor passou exilado grande parte de sua vida: França, Grã-Bretanha e Holanda.
O autor estuda inicialmente episódios da história alemã como a devastação causada no século XVII pela Guerra dos Trinta Anos e a tardia unificação da Alemanha. Em seguida, Elias passa a analisar o enfraquecimento do controle do Estado na Alemanha depois da Primeira Guerra Mundial e o surgimento das brigadas militares de voluntários dos Freikorps, desestabilizando a incipiente República de Weimar e contribuindo para a formação de um movimento terrorista que lutava pelo restabelecimento do autoritarismo.
Elias sustenta que esses eventos, internacionalmente estigmatizantes, ocorreram como resultado de decisões tomadas num contexto de crise nacional por grupos dirigentes que desfrutavam de enorme apoio popular, especialmente entre as classes médias. Verdadeira “biografia” de uma sociedade, Os alemães reafirma todo o brilhantismo e originalidade dos outros trabalhos de Norbert Elias.
Compre o livro com desconto aqui!
12- A Vida cotidiana, Berlim no tempo de Hitler, de Jean Marabini
Neste livro, a ascensão e queda do Terceiro Reich é vista em suas pequenas tramas, ora nos salões da aristocracia prussiana que mal suporta o “cabo” Hitler, ora nos cafés populares, onde a vida alegre continua mesmo sob bombardeios, ou ainda, nos gabinetes de generais e almirantes que conspiram sem cessar – e sem êxito – para encontrar uma saída com honra para a Alemanha nazista. Enquanto isso, a dança da morte avança inexoravelmente sobre os habitantes da capital que o arquiteto do Reich sonha em transformar numa cidade-luz, com edifícios monumentais, mas que acaba como caserna de operários estrangeiros escravizados, com montanhas de ruínas por toda parte.
Compre o livro com desconto aqui!
Fonte:
https://www.facebook.com/prof.leandrokarnal/posts/2149989531910074
1 comentário
[…] Leia mais: 12 livros essenciais para entender o nazismo, segundo Leandro Karnal […]
Comentários estão fechados.