“O heroísmo não consiste em não ter medo, mas em superá-lo”, diz Roberto G. Bolaños sobre Chapolin

E28111424. JPG MÉXICO, D.F. Actor-Chespirito.- El actor y comediante Roberto Gómez Bolaños, “Chespirito”, falleció este viernes a los 85 años de edad; fue creador de “El Chavo del 8” y “El Chapulín Colorado”, personajes inolvidables de la televisión en América Latina. Foto: Archivo Agencia EL UNIVERSAL/RML (GDA via AP Images)

“O heroísmo não consiste em não ter medo, mas em superá-lo”, com esta breve afirmação, com cara de aforismo, ditado, Roberto Gomes Bolaños explica porque seu personagem, o Chapolin Colorado, é um verdadeiro herói, ao contrário do que se costuma dizer. Para ele, figuras como Batman, Superman e He-Man não poderiam jamais ser heróis, pois carecem de uma grande característica: o medo.

Se é verdade que o herói se faz no medo, a superação do medo não é um ato heroico, mas uma prática de mudança do mundo. Talvez seja por isso que Chespirito também acrescenta que outra característica dos verdadeiros heróis é a possibilidade da derrota. Aquele que sempre vence, não triunfa, pois a vitória se coloca a frente das verdadeiras conquistas. Por isso, os heróis que perdem: nossos feridos de guerra, nossos poetas que morrem jovens ou acabam por tirar a própria vida, nossos povos massacrados pelo poder e pela ganância, esses todos triunfam porque, mesmo perdendo, suas ideias no futuro serão sempre lembradas.

Tudo isto Bolaños disse em uma entrevista na Argentina, em 1987. Confira o trecho separado pelo NotaTerapia:

Veja também: Os 10 clássicos da literatura adaptados por Chespirito:
https://jornalnota.com.br/2015/11/17/10-classicos-da-literatura-adaptados-por-chespirito/

Veja também: As 10 mais lindas charges sobre a morte de Chespirito:
https://jornalnota.com.br/2015/11/28/as-10-mais-lindas-charges-sobre-a-morte-do-chaveschapolin/

Related posts

17 Filmes brasileiros indicados pelo Selton Mello!

Consciência Negra: conheça artistas que celebram a cultura, a arte e a luta por um Brasil mais justo

Aos 106 anos, autor é um dos finalistas do Prêmio Jabuti na categoria “escritor estreante de poesia”.