Fernanda Grigolin lança livro infantil que explora temas como história e amizade na FLIP 2024

De forma lúdica e educativa, obra de Fernanda Grigolin, ilustrada pela argentina Juleeika faz ponte entre a infância e a riqueza da história brasileira, além de trazer uma perspectiva de educação especial inclusiva como direito humano e para todas as crianças; obra será lançada no dia 12 de outubro, em Paraty (RJ)

A escritora e artista transdisciplinar Fernanda Grigolin lança seu mais novo livro infantil, “As Aventuras de Práxedis e Roque pelo Ipiranga” (Tenda de Livros, 40 págs.), durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) 2024. A obra foi realizada em colaboração com a ilustradora argentina Juleeika. O lançamento oficial acontecerá no dia 12 de outubro, às 14h, no estande da com.tato, localizado na Casa Escreva, Garota (Travessa Gravatá 56c/d), com sessão de autógrafos e conversa sobre o processo criativo por trás da obra.

“As Aventuras de Práxedis e Roque pelo Ipiranga” é um livro infantil que acompanha dois gatos, Práxedis e Roque, enquanto exploram o bairro do Ipiranga, onde vivem. Ao longo de suas jornadas, eles descobrem importantes fatos históricos do Brasil, que vão desde a Independência, a Greve Geral de 1917, além de homenagens a figuras que dão nome às ruas do bairro. O livro aborda temas como a amizade, inclusão na infância e a riqueza da história brasileira, trazendo uma perspectiva de educação especial inclusiva como direito humano e para todas as crianças.

Para Fernanda, a obra é uma maneira de resgatar e contar histórias importantes do Brasil, a partir de uma perspectiva de resistência, sob viés feminista e discutindo questões sobre direitos humanos.

“Quis trazer para o público infantil uma reflexão sobre a amizade intra e entre espécies, destacando a importância da inclusão desde a infância e a resistência histórica no Brasil”, explica a autora.

Leia também: Jornalista, escritor e crítico literário Bruno Inácio lança livro “De repente nenhum som” sobre a solidão humana

O processo criativo

O livro levou um ano para ser concluído e é fruto da colaboração com a ilustradora argentina Juleeika. Inicialmente inspirado em um projeto de tatuagem, a ideia evoluiu para um livro que mistura a história de vida dos próprios gatos de Fernanda com a pesquisa que a autora realiza sobre o bairro do Ipiranga desde os 18 anos de idade.

“O processo foi colaborativo e envolvente”, afirma Fernanda. “Juleeika nunca esteve no Brasil, então ela conheceu o bairro através dos meus olhos e da pesquisa que venho desenvolvendo há anos. Juntas, criamos uma narrativa que conecta a infância, a amizade e a história brasileira de forma lúdica e educativa.”

Para Fernanda, “As Aventuras de Práxedis e Roque pelo Ipiranga” representa não apenas uma nova incursão no gênero infantil, mas também uma forma de explorar a complexidade das relações coletivas e as diferentes formas de resistência presentes na história do Brasil. “Este livro é um símbolo de como a diversidade – seja entre seres humanos ou outras espécies – é essencial para a convivência e a formação de uma sociedade justa e inclusiva”, afirma.

Sua experiência anterior na produção de livros foi fundamental para estruturar este projeto com segurança e clareza. “A bagagem dos meus trabalhos anteriores, principalmente no campo das publicações e na abordagem de temas sociais e artísticos, me deu uma base sólida para desenvolver um projeto voltado para o público infantil, mas com profundidade e reflexão.”

Sobre a autora

Fernanda Grigolin, 44 anos, é escritora, artista, editora e pesquisadora com uma trajetória transdisciplinar que envolve a criação e publicação de livros, com foco nas relações entre arte, cultura visual e feminismo latino-americano. Nascida em Curitiba (PR), Fernanda cresceu e vive no bairro do Ipiranga, em São Paulo, e tem uma forte ligação com o local, que inspirou grande parte de sua produção artística e literária.

Com formação em Artes Visuais, Fernanda possui doutorado pela Unicamp (2020) e pós-doutorado pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ (2023). Seu trabalho já foi exposto no Brasil e no exterior, sendo premiada em diversas iniciativas culturais, como o Proac (2014, 2015, 2016) e a Lei Paulo Gustavo (2023). Fernanda também possui uma vasta experiência como docente, orientando projetos artísticos e acadêmicos e ministrando aulas em cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres.

Sua carreira literária inclui outros quatro livros publicados como autora solo: os literários – “Sou Aquela Mulher do Canto Esquerdo do Quadro” e “Retratos da Garoupa”,  a pesquisa latino-americana “Experiências de Artistas” e o livro de artista chamado “recôncavo”. Além de outro bilíngue em colaboração: “Doing Away With Borders ◣ Quebrando Limites”, com Mirna Wabi-Sabi.

Adquira “As Aventuras de Práxedis e Roque pelo Ipiranga” pelo site da editora Tenda de Livros: https://praxediseroque.com.br

Related posts

Um conto de Tolstói e a outra face do cânone russo

Entrevista com Alexandre Solnik, autor de “O dia em que conheci Brilhante Ustra”, livro no qual revela o segredo que guardou por 50 anos

Clarice Lispector entrevista: grandes personalidades entrevistadas por Clarice Lispector