Em meio a turnê pela Europa, o cantor tece críticas ao negacionismo presidente brasileiro
Em meio a turnê pela Europa, o cantor tece críticas ao negacionismo presidente brasileiro. O compositor baiano está em turnê pela Europa e tem sido questionado pelos veículos estrangeiros sobre a situação política do Brasil. Em entrevistas, Gil tem sido duro com o governo. Ele chegou a afirmar que “o mundo perdeu a admiração pelo Brasil”.
“O mundo perdeu admiração pelo Brasil, mas também perdeu admiração por si próprio. Nós hoje carecemos de uma alegria de viver no mundo inteiro, de um desejo auspicioso de renovação da vida, para superarmos este momento de retrocesso”, afirmou Gil
Esta declaração foi feita ao coordenador do Observatório da Extrema Direita e professor da Fundação Getúlio Vargas, da Universidade Federal de Minas Gerais. A entrevista com Guilherme Casarões e Dawisson Belém-Lopes.
Veja também: Gilberto Gil é condecorado Doutor Honoris por uma das universidades mais conceituadas do mundo!
Negacionismo do governo
Em outra entrevista, agora para o Jornal El Periódico, da Catalunha, o cantor fez denúncia ao negacionismo de Jair Bolsonaro. Ele falou sobre vacinação e sobre a pandemia e disse que poderíamos estar muito melhor do que estamos no momento.
“Já passamos um pouco [dos 50% da vacinação da população vacinada]. Estaríamos melhor se não tivéssemos um presidente antivacina”, disse Gil, emendando: “É duro ter um chefe de Estado que está contra a vacinação. Muita gente o tem como exemplo”.
Veja também: Gilberto Gil e família terão série documental na Amazon Prime Vídeo
Consciência com o planeta
Além disso, relembrou que é preciso ter consciência e solidariedade para entender a situação que vive não só o Brasil, mas todo o planeta:
“Primeiramente, a consciência de cuidar da saúde é uma questão crucial, ainda mais devido à explosão demográfica do planeta. Como afrontar o mistério da natureza, com esses microrganismos desconhecidos. Outra lição muito importante é sobre a cooperação entre as pessoas. Como fazemos para sermos mais solidários”, disse Gil.
Confira a matéria completa aqui!