A primeira fábrica cervejeira administrada por negros no Brasil, denominada Implicantes, foi fundada em 2018, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O ambiente, localizado no bairro Anchieta, destaca a ancestralidade com a decoração que reforça a africanidade. Além disso, o espaço disponibiliza diversas ações para incentivar e fortalecer as populações negras como, por exemplo, a participação gratuita de pequenos expositores.
A ideia surgiu quando os irmãos Diego e Daniel Dias resolveram pôr em prática seus conhecimentos em cerveja artesanal e design gráfico. Logo após, mais membros da família se uniram ao empreendedorismo.
Os rótulos trazem os nomes como o do poeta Luís Gama, patrono da Abolição da Escravidão do Brasil, e da escritora Maria Firmina dos Reis, com o intuito de preservar e valorizar a memória e o legado negro, evidenciando importantes figuras históricas brasileiras.
Na luta contra o preconceito e o racismo, a Implicantes propõe uma desconstrução da hegemonia majoritariamente branca desse mercado, afirmando a representatividade negra.
Para o site do JC, Diego argumenta: “A representação dos negros sempre foi caricata e pejorativa porque, simplesmente, nomeava uma cerveja escura com, por exemplo, o nome de um jogador de basquete. Entende como é raso?”
Como a cervejaria foi adquirida de segunda-mão, a limitação dos equipamentos impediu a ampliação da produção e, consequentemente, a comercialização da cerveja para fora do estado. Para poder se manter e alcançar esse objetivo, a empresa organizou um financiamento coletivo, “IMPLICANTES LADO A LADO – Mantendo o legado da Implicância”.
Após a namorada de um dos sócios fazer uma postagem para divulgar o financiamento coletivo da empresa, foi atacada por inúmeros comentários racistas disseminando ódio. Os comentários ofensivos não só demonstram a falta de respeito, como escancaram ainda mais a imagem de um país extremamente preconceituoso.
Com esse episódio, um dos donos da cervejaria se manifestou em um post no Instagram:“Como muitos sabem, somos uma fábrica cervejeira de pequeno porte. Não somos um bar. Não há aglomeração de pessoas. A única menção de cunho racial na postagem foi a de que somos a primeira Fábrica Cervejeira administrada por negros no Brasil. […] o ódio que foi destilado apenas confirmou a necessidade de continuarmos implicando e trazendo cada vez mais representatividade.”
Para colaborar com Implicantes, basta acessar a página no site da Benfeitoria e escolher o valor da contribuição. O apoiador pode receber como forma de reconhecimento da cervejaria itens como camisetas, bonés, copos e cervejas.
Fontes:
JC
Hypeness
Revista Menu