A exposição “Uma Viagem ao Mundo dos Brinquedos” que ocorre de 28 de novembro de 2025 a 1º de março de 2026, no Farol Santander São Paulo, propõe revisitar o passado por meio da memória afetiva da infância. Para isso, a mostra resgata e reúne mais de mil brinquedos das décadas de 1940 a 1980, contando a história e a evolução do brincar no Brasil.
Leia também: Versão em LEGO transforma obra de Van Gogh em brinquedo
Com acervo da pesquisadora e colecionadora Ana Caldatto, referência nacional em brinquedos antigos e história da infância, e curadoria de Gandhy Piorski, a exposição é dividida em três eixos temáticos, apresentando as diversas mudanças culturais, sociais e tecnológicas do país ao longo dos anos.

O primeiro eixo engloba, entre outros brinquedos, as bonecas de pano, jogos de madeira e soldadinhos de chumbo. Inclui também a primeira boneca Emília, inspirada no “Sítio do Picapau Amarelo”, e o Forte Apache Casablanca, popular nos anos 1960 e 1970;

O segundo aborda o brincar como descoberta com o surgimento de objetos que estimulavam a imaginação cientifica – microscópios, kits de química e robôs. Além da Susi, primeira boneca “fashion doll” nacional;

o terceiro eixo mostra a popularização do plástico e o avanço da eletrônica na produção nacional – bicicletas, autoramas, jogos de botão, além da fase inicial dos videogames. Esse período é marcado também pela fabricação da primeira Barbie no Brasil.

Embora alguns objetos pareçam obsoletos ou desconhecidos, o passeio é uma oportunidade para que os mais novos conheçam muitos brinquedos que ajudaram na formação do imaginário e garantiram a diversão na infância dos pais e dos avós, pois, conforme destaca a pesquisadora Ana Caldatto, “cada brinquedo carrega marcas de uso, afeto e tempo — são pedaços vivos de quem fomos e do que sonhamos”.
Para mais informações, clique AQUI.
Confira:

