Além de atuarem nas telas ou nos palcos, muitas artistas dedicam-se à escrita e já estrearam no universo literário, embora algumas publicações sejam pouco conhecidas.
Reunimos vários nomes famosos e seus livros para conhecer:
Ana Maria Braga
Além de ser autora de uma série de livros de culinária, a apresentadora lançou a obra de ficção “À Espera dos Filhos da Luz” em 2011.

Adriana Calcanhotto
Além de cantora e compositora, Adriana ilustrou e organizou livros como “Haicai do Brasil” e “É agora como nunca: antologia incompleta da poesia contemporânea brasileira”. Escreveu “Saga Lusa: O relato de uma viagem” e “Pra que é que serve uma canção como essa?: letras de Adriana Calcanhotto”.

Andréia Horta
Em 2008, a atriz lançou seu primeiro livro de poesia denominado “Humana flor“.

Beth Goulart
Sua estreia na literatura aconteceu com “Viver é uma arte”, publicado em 2022, livro que ela e a mãe planejaram escrever juntas. “O que transforma a gente” é a segunda obra publicada em 2024, reunindo 30 textos curtos.

Bruna Lombardi
A atriz tem vários livros publicados, entre poesias, crônicas, contos e romance. “No ritmo dessa festa” (1976), “Gaia” (1980), “O perigo do dragão” (1984), “Filmes Proibidos” (1990), “Jogo da Felicidade” (2015), “Clímax” (2017), “Poesia Reunida” (2017) e “Manual para corações machucados” (2024) são alguns dos títulos publicados.

Carolina Ferraz
A atriz e apresentadora já publicou três volumes “Na cozinha com Carolina Ferraz“, livros que apresentam dicas práticas e receitas culinárias.

Elisa Lucinda
Além de poemas, a atriz também escreveu romances, contos, crônicas e literatura infantil. Com mais de 17 livros publicados, estão entre alguns títulos: “A fúria da beleza” (2006), “A dona da festa” (2011), “Vozes guardadas” (2016), “Livro do avesso” (2019), “Quem me leva para passear” (2021), entre outros.

Leia também: 6 poemas essenciais de Elisa Lucinda
Fernanda Montenegro
Ao celebrar 90 anos, Fernanda Montenegro publicou suas memórias na autobiografia “Prólogo, Ato, Epílogo”, em 2019, revelando sua trajetória e carreira profissional. Em 2018, já havia publicado “Fernanda Montenegro: Itinerário fotobiográfico“.

Fernanda Takai
Em 2020, a cantora e compositora estreou na literatura infantil com o livro “O cabelo da menina“.

Fernanda Torres
Fernanda Torres estreou na literatura com o romance “Fim”, lançado em 2013, e, na época, ficou entre os mais vendidos do país, além de ser finalista do Prêmio Jabuti em 2014. Também publicou “Sete Anos“, coletânea de crônicas lançada em 2014, e “A Glória e Seu Cortejo de Horrores“, romance de 2017.

Fernanda Young
A versátil Fernanda Young atuou como atriz, diretora, apresentadora e roteirista e também escritora. Foram mais de 10 livros escritos entre romances, contos, crônicas e poesias. “Vergonha dos Pés” (1996), “A Sombra das Vossas Asas” (1997), “Dores do amor romântico” (2005), “Tudo o que você não soube” (2007), “As pessoas do livro” (2000) e “A mão esquerda de Vênus” (2016) e Pós-F: Para além do masculino e feminino (2018), prêmio Jabuti na categoria crônica em 2019, estão entre os títulos publicados.

Leia também: 7 melhores poemas de Fernanda Young
Gisele Bündchen
A modelo estreou em 2018 com a publicação do livro “Aprendizados: minha caminhada para uma vida com mais significado“, relato autobiográfico sobre sua trajetória.
“É uma autorreflexão. Quando chegava em casa no final do dia, escrevia o que tinha sentido. Isso era muito positivo para mim”, disse em entrevista na época do lançamento.

Isabel Fillardis
A atriz lançou em 2024 a autobiografia “Muito prazer, Isabel: Cristina & Fillardis“.

Isis Valverde
Em 2019, a atriz estreou com o livro “Camélias em Mim: memórias, inquietudes e inspirações poéticas“, uma reunião de poemas e narrativas poéticas escritas ao longo de dez anos. A segunda obra, lançada em 2025, denominada “Vermelho Rubro”, é uma coletânea de poemas escritos nos últimos cinco anos.
“Comecei a escrever aos 20 anos e não parei mais. É um prazer chegar em casa e colocar para fora tudo que sinto sobre o mundo, sobre situações que vivo ou vejo alguém passar”, disse em entrevista na tv.

Larissa Manoela
A atriz lançou “O diário de Larissa Manoela” (2016), “O mundo de Larissa Manoela” (2017) e “Perguntas e respostas” (2018), livros direcionados ao público infantojuvenil.

Maitê Proença
A atriz possui uma trajetória literária bastante extensa, publicando vários livros ao longo dos anos. Seu primeiro livro “Entre ossos e a escrita“, lançado em 2004, é uma reunião de crônicas. Seu segundo livro “Uma vida inventada: Memórias Trocadas e Outras Histórias”, publicado em 2008, mistura verdade e imaginação para narrar casos surpreendentes. Em 2013, foram publicados: “É Duro Ser Cabra na Etiópia”, livro com textos autorais e colaborativos, e “À beira do abismo me cresceram asas”. Também escreveu o romance “Todos os vícios” (2014), livro de crônicas, “Entre ossos agora” (2015) e “O pior de mim – Uma vida inventada” (2022).

Maria Flor
Em 2021, a atriz estreou com o romance “Já não me sinto só“.

Maria Ribeiro
Além de seus trabalhos como atriz, diretora e apresentadora, Maria Ribeiro lançou seu primeiro livro em 2015: “Trinta e Oito e Meio”, uma seleção de crônicas que escreveu ao longo dos anos. Na segunda obra publicada, “Tudo o que eu sempre quis dizer, mas só consegui escrevendo“, em 2018, dedica textos a amigos, amores, desafetos e outros. Em 2019, junto com Gregório Duvivier e Xico Sá, lançou “Crônicas para ler em qualquer lugar“. Em 2025, publicou o livro “Não sei se é bom, mas é teu”, reunindo mais de 70 textos.

Marina Ruy Barbosa
Durante dois anos a atriz aceitou um convite para ler poesia e recomendar leituras aos seguidores que a acompanhavam nas redes sociais. Isso resultou numa espécie de diário compartilhado que originou o livro “Inspirações: uma seleção afetiva de reflexões e poemas”, lançado em 2017.
“Quando comecei a selecionar as poesias, foi me dando uma vontade de escrever sobre as coisas que me inspiraram, sentimentos do dia a dia mesmo, e tive vontade de passar isso para o papel. No fim, o livro é uma mistura de poetas que gosto com reflexões minhas”, disse em entrevista ao Gshow na época.

Mayana Neiva
Em 2011, publicou seu primeiro livro “Sofia“, direcionado ao público infantil, narra as descobertas que as crianças vivenciam na infância.

Miriam Leitão
A jornalista tem uma extensa lista de livros publicados, entre crônicas, livro reportagem, romance e literatura infantil. Alguns títulos: “Convém sonhar” (2011). “Saga brasileira, a longa luta de um povo por sua moeda” (2012), prêmio Jabuti de livro reportagem e de livro do ano de não ficção, “Amazônia na encruzilhada” (2024), prêmio Juca Pato, “Tempos extremos” (2014), romance finalista do Prêmio São Paulo, “A perigosa vida dos passarinhos pequenos” (2013), Prêmio FNLIJ e semifinalista do Prêmio Jabuti, “A menina do nome enfeitado” (2014),“Flávia e o bolo de chocolate” (2015),“O estranho caso do sono perdido” (Rocco, 2016), “Lulli, a gata aventureira” (Rocco, 2025), entre outros.

Nivea Stelmann
Em 2013, Nivea Stelmann e Lua Veiga lançaram “Dedo Podre“, livro baseado em fatos reais. Cada capítulo aborda experiências e desilusões amorosas, enaltecendo o amor próprio, o desapego e as possibilidades de recomeço.

Preta Gil
Autobiografia lançada em 2024 em comemoração aos 50 anos, Preta Gil conta a sua trajetória de vida, desde a infância em meio a familiares e amigos ilustres, passando pelas descobertas da adolescência, até a vida adulta.

Rita Lee
Autora de duas autobiografias, publicadas em 2016 e 2023, seis livros infantis, um de pequenas notas ilustradas por Laerte; outro com textos, devaneios e músicas proibidas.

Susana Vieira
A atriz lançou em 2024 sua biografia: “Susana Vieira: Senhora do meu destino“, livro escrito em parceria com o especialista em teledramaturgia Mauro Alencar.

Vanessa da Mata
A cantora e compositora publicou seu primeiro romance “A filha das flores” em 2013.

Vera Fischer
A atriz já publicou dois livros de ficção: “Serena” (2010) e “Lucíola” (2013). Anteriormente, já havia publicado duas autobiografias: “Vera, A Pequena Moisi“, de 2007, que trata de sua infância e juventude, e “Um Leão por Dia“, de 2008, em que conta sua vida após a fama.
“Passei dois anos escrevendo livros. Escrevi 14 e já lancei quatro. São ficções. Histórias de amor, ódio e comédia. Sou muito criativa. Tenho milhões de personagens riquíssimos”, disse em entrevista ao Gshow em 2016.

Zélia Duncan
Sua estreia aconteceu em 2022 com o livro “Benditas coisas que eu não sei: músicas, memórias, nostalgias felizes”, uma coletânea de textos. Mas, em 2007, publicou “Álbum de Retratos – Dona Ivone Lara“, reunindo 60 reproduções fotográficas.

Faltou alguém na lista? Conta pra gente!

