A série Ilustre Leitor, apresentada por Márcio Debellian, recebeu no dia 11 de julho de 2025, no auditório da Biblioteca Parque Estadual, no centro do Rio de Janeiro, Jeferson Tenório, autor de “O avesso da pele“, para conversar sobre livros. No bate-papo, ele comentou as suas escolhas, falou sobre a sua relação com a poesia e indicou 10 títulos que foram fundamentais na sua formação. Posteriormente, os livros mencionados foram doados à biblioteca com um selo apontando quem os indicou para o acervo.
Leia também: 11 livros indicados por Ana Maria Gonçalves
Confira as indicações:
1.Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis

Sinopse: Em 1881, Machado de Assis lançou aquele que seria um divisor de águas não só em sua obra, mas na literatura brasileira: Memórias póstumas de Brás Cubas . Ao mesmo tempo em que marca a fase mais madura do autor, o livro é considerado a transição do romantismo para o realismo. Num primeiro momento, a prosa fragmentária e livre de Memórias póstumas , misturando elegância e abuso, refinamento e humor negro, causou estranheza, inclusive entre a crítica. Com o tempo, no entanto, o defunto autor que dedica sua obra ao verme que primeiro roeu as frias carnes de seu cadáver tornou-se um dos personagens mais populares da nossa literatura.
Compre o livro AQUI!
2. Terra estranha, de James Baldwin

Sinopse: Este romance de fôlego, publicado em 1962, tem como pano de fundo os clubes de jazz de Greenwich Village, em Nova York, na década de 1950. Rufus, um baterista negro em decadência, se envolve com Leona, uma mulher branca nascida no sul dos Estados Unidos. Dessa relação complexa em sua origem, desdobram-se temas caros a James Baldwin, como raça, nacionalismo, identidade, depressão e bissexualidade.
Compre o livro AQUI!
3. Hamlet, de William Shakespeare

Sinopse: Neste clássico da literatura mundial, um jovem príncipe se reúne com o fantasma de seu pai, que alega que seu próprio irmão, agora casado com sua viúva, o assassinou. O príncipe cria um plano para testar a veracidade de tal acusação, forjando uma brutal loucura para traçar sua vingança. Mas sua aparente insanidade logo começa a causar estragos – para culpados e inocentes. Esta é a sinopse da tragédia de Shakespeare, agora em nova e fluente tradução de Lawrence Flores Pereira, que também oferece uma alentada introdução à obra.
Compre o livro AQUI!
4. A hora da estrela, de Clarice Lispector

Sinopse: A nordestina Macabéa, a protagonista de A hora da estrela, é uma mulher miserável, que mal tem consciência de existir. Depois de perder seu único elo com o mundo, uma velha tia, ela viaja para o Rio, onde aluga um quarto, se emprega como datilógrafa e gasta suas horas ouvindo a Rádio Relógio. Apaixona-se, então, por Olímpico de Jesus, um metalúrgico nordestino, que logo a trai com uma colega de trabalho. Desesperada, Macabéa consulta uma cartomante, que lhe prevê um futuro luminoso, bem diferente do que a espera.
Compre o livro AQUI!
5. Feliz ano novo, de Rubem Fonseca

Sinopse: Feliz ano novo, lançado em 1975, teve sua publicação e circulação proibidas em todo o território nacional um ano mais tarde, sendo recolhido pelo Departamento de Polícia Federal, sob a alegação de conter ‘matéria contrária à moral e aos bons costumes’. O regime autoritário, que tentava à força encobrir os problemas que compunham a face negra do país, não suportou a linguagem dessa coleção de contos que podem traduzir ficcionalmente a verdadeira fratura exposta do corpo social.
Compre o livro AQUI!
6. Crime e castigo, de Fiódor Dostoiévski

Sinopse: Publicado em 1866, Crime e castigo é a obra mais célebre de Fiódor Dostoiévski. Neste livro, Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petersburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria: grandes homens, como César ou Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História. Este ato desencadeia uma narrativa labiríntica que arrasta o leitor por becos, tabernas e pequenos cômodos, povoados de personagens que lutam para preservar sua dignidade contra as várias formas da tirania.
Compre o livro AQUI!
7. Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus

Sinopse: O diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus deu origem à este livro, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. A linguagem simples, mas contundente, comove o leitor pelo realismo e pelo olhar sensível na hora de contar o que viu, viveu e sentiu nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com três filhos.
Compre o livro AQUI!
8. Aparição, de Vergílio Ferreira

Sinopse: Uma das mais conhecidas obras de Virgílio Ferreira, um dos maiores romancistas portugueses do século XX, Aparição revela a influência da filosofia existencialista no autor, bem expressa nas vivências e nas reflexões da personagem principal, um professor de liceu acabado de chegar a Évora para iniciar a sua carreira profissional.
9. Dom Quixote, de Miguel de Cervantes

Sinopse: Publicado pela primeira vez em 1605, o romance é uma obra-prima da ficção que tece uma narrativa na qual humor, drama e filosofia são mesclados a personagens complexos emocionantes. A história gira em torno de Alonso Quijano, um fidalgo empobrecido que decide se tornar um cavaleiro errante e defender os oprimidos. Vestido com uma armadura antiga, dá a si mesmo o nome de Dom Quixote e parte em busca de aventuras acompanhado por seu leal escudeiro, Sancho Pança. Enquanto narra a luta de Dom Quixote para reconciliar seus sonhos idealistas com a realidade do mundo em que vive, Cervantes traz à tona questões profundas de identidade, loucura, amor e amizade, convidando o leitor a profundas reflexões acerca do mundo e desi mesmo, além de incentivar a busca pelos sonhos e ideais, ainda que pareçam loucos aos olhos alheios.
Compre AQUI!
10. Folhas de relva, de Walt Whitman

Sinopse: As Folhas de relva cresceram ao longo de cinco versões subsequentes, em oito edições e um total de 389 poemas. O livro ganhou muito em termos de variedade e complexidade, mas a voz distinta de Whitman nunca foi tão forte, nem sua visão mais clara, nem seu design tão firme quanto nos doze poemas da primeira edição.
Veja o vídeo:

