Diante do sucesso de Ainda Estou Aqui, que já superou a marca de 1 milhão de espectadores em 11 dias de exibição e encontra fortes chances de indicação ao Oscar, o cinema brasileiro se encontra nos centro das atenções. Contudo, ainda existem obras brasileiras a serem descobertas e redescobertas pelo público. Com isso em mente, o ator Selton Mello, que interpreta Rubens Paiva em Ainda Estou Aqui, indicou 17 filmes nacionais dos mais variados tipos para sentirmos ainda mais orgulho do nosso cinema. Todos os filmes estão disponíveis na Globoplay.
Leia também: “Ainda Estou Aqui”: silêncios da ditadura gritam nas telas através da força de Fernanda Torres
Confira as indicações!
1 – Marte Um
Uma família negra da periferia de Contagem, Minas Gerais, busca seguir seus sonhos em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita, que representa o contrário de tudo que eles são.
2 – Terra Estrangeira
Sem perspectiva de vida no Brasil, Paco decide viajar para Portugal, levando uma encomenda misteriosa. Lá, ele conhece a brasileira Alex e seu namorado Miguel. Todos se envolvem em um esquema de contrabando e suas vidas viram um pesadelo.
3 – Carvão
No interior do Brasil, uma família que se esforça para cuidar de seu patriarca te sua vida mudada quando uma enfermeira oferece um acordo diabólico: colocar o mais velho da família para descansar e hospedar um traficante argentino que precisa urgentemente de um lugar para se esconder.
4 – Bacurau
Os moradores de Bacurau, um pequeno povoado do sertão brasileiro, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, eles percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade. Logo, eles percebem que são alvo de uma força invasora, e vão precisar se defender.
5 – Jean Charles
Baseado na história real de Jean Charles de Menezes, um brasileiro modesto que se muda para a Inglaterra em busca de uma vida melhor, é acidentalmente morto pela polícia durante a perseguição a um terrorista.
6 – Riscado
Bianca sonha ser uma atriz de sucesso, mas nunca teve seu talento reconhecido. Depois de fazer uma audição, ela recebe um convite para estrelar um filme de uma grande produção internacional.
7 – Elis
Cinebiografia da cantora Elis Regina, acompanhando sua infância no Rio Grande do Sul até sua rápida ascensão como cantora, conquistando uma legião de fãs pelo país e o reconhecimento como uma das maiores vozes do país.]
8 – Pixote
Pixote foi abandonado por seus pais e rouba para viver nas ruas. Ele já esteve internado em reformatórios e isto só ajudou na sua “educação”, pois conviveu com todo os tipos de criminosos e jovens delinquente. Ele sobrevive se tornando um pequeno traficante de drogas, cafetão e assassino, mesmo tendo apenas onze anos.
9 – Bye Bye Brazil
Salomé, Lorde Cigano e Andorinha são três artistas ambulantes que cruzam o país juntamente com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para o setor mais humilde da população brasileira, que ainda não tem acesso à televisão. A eles se juntam o sanfoneiro Ciço e sua esposa, Dasdô, em uma jornada da Amazônia até Brasília.
10 – Eles Não Usam Black Tie
Baseado na peça de mesmo nome de Gianfrancesco Guarnieri. Uma família entra em conflito após o filho, preocupado com a condição financeira da sua família e temendo perder o emprego, decide furar a greve, que é liderada pelo próprio pai.
11 – O Pagador de Promessas
Depois de seu asno de estimação ter sido atingido por um raio, Zé do Burro faz a promessa de carregar nas costas uma imensa cruz de madeira até a igreja de Santa Bárbara. Porém, sua jornada acaba se tornando um pesadelo.
12 – Macunaíma
As aventuras de Macunaíma, o anti-herói preguiçoso e sem caráter. Ele nasce negro no sertão, mas vira branco, vai para a cidade com os irmãos e se envolve com prostitutas, guerrilheiras e enfrenta todo tipo de gente em sua jornada.
13 – Todas as Mulheres do Mundo
O romance com a professora Maria Alice não sai da cabeça do bon vivant inveterado, Paulo. Depois de conquistá-la, o namoro passa por períodos de turbulências, que são compartilhados com o amigo Edu.
14 – São Bernardo
De origem pobre, Paulo Honório trabalha incansavelmente e consegue se tornar um rico fazendeiro. Sua esposa, Madalena, precisa enfrentá-lo depois que ela se cansa de seus modos tirânicos.
15 – Central do Brasil
Dora, uma amargurada ex-professora, ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, que ditam o que querem contar às suas famílias. Ela embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas. Um dia, Josué, o filho de nove anos de idade de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Ela reluta em cuidar do menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.
16 – O Céu de Suely
Hermila é uma jovem de 21 anos que está de volta à sua cidade natal, a pequena Iguatu, no interior do Ceará. Ela retorna com seu filho, Mateuzinho, e aguarda a chegada de Mateus, pai da criança, que ficou em São Paulo para acertar assuntos pendentes. O tempo passa e Mateus simplesmente desaparece. Determinada a sair da cidade, ela bola um plano inusitado.
17 – O Cheiro do Ralo
Lourenço é proprietário de uma loja de penhores e se sustenta desenvolvendo um jogo perverso com seus clientes, geralmente em dificuldades financeiras. Tudo muda quando ele conhece uma garçonete e começa a perder o controle de sua vida.