Em 2023, Gabriela Bueno e Leonardo Melo, professores de Literatura do Ensino Médio de uma escola privada na Barra da Tijuca (RJ), resolveram inovar suas práticas pedagógicas em sala de aula. Encantados pelos campeonatos de poesia falada que existem no Brasil desde 2008, o que é chamado de “Slam”, eles resolveram incentivar os alunos a escreverem poesias e a performarem seus próprios textos nas aulas.
Explorando os recursos da linguagem literária (sob a orientação dos dois docentes), os alunos produziram poemas a partir das próprias vivências. Diversos temas apareceram na escrita dos estudantes: bullying, depressão, amor, feminismo, homofobia, separação dos pais, entre outros.
E o que era para ser uma competição na hora do recreio, com jurados dando notas quebradas de 9,0 a 10, virou um momento de conforto e acolhimento. O espírito da disputa não se perdeu, mas os alunos não só tomaram gosto pela escrita literária, como também por assistir às performances dos poemas dos colegas.
Ainda no ano de 2023, Gabriela e Leonardo foram a mais duas escolas, uma pública e outra privada, e levaram a atividade para outros estudantes do Ensino Médio. Nas duas instituições, o impacto do trabalho com a poesia falada protagonizada pelos próprios alunos foi fantástico. Alguns jovens chegaram a recuperar o vínculo com a escola devido ao interesse de performar seus poemas e participar dos campeonatos internos.
Em 2024, esses professores, em parceria com a Cidade das Artes, juntaram esses estudantes para uma competição interescolar: o Slam do Estudante RJ. Foi a primeira vez que estudantes de escolas privadas e pública se encontraram no Rio de Janeiro para uma disputa de poesia falada. O evento aconteceu em junho e foi um sucesso! O vencedor, além do troféu do Slam do Estudante RJ, ganhou um rodízio de churrasco, com direito a um acompanhante!
No próximo dia 23 de novembro (sábado), às 14h, na Biblioteca Ziraldo, na Cidade das Artes, acontecerá a 2a edição do Slam do Estudante RJ, com novas escolas envolvidas. Trata-se de um evento para apreciar o poder da poesia falada pelos alunos. O evento é totalmente gratuito.
Para mais informações, visite a página no Instagram: @slamdoestudanterj