O livro Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil, lançado em 2017, pela editora Seguinte, foi organizado pelas jornalistas Aryane Cararo e Duda Porto de Souza. A obra, resultado de várias pesquisas, reúne mais de 40 histórias de mulheres brasileiras ou abrasileiradas de diferentes etnias e regiões. Cada história acompanha uma ilustração original assinada por diferentes artistas e, ao final de cada capítulo, há sugestões de leitura, filmes e curiosidades. O livro também acompanha um glossário que detalha e explica termos para melhor compreensão do texto. A seleção para compor a obra contou com aproximadamente 300 nomes para serem analisados.
Leia também: Livro infantil retrata a história de 41 mulheres negras, uma é brasileira
A partir de uma linguagem acessível, a proposta é apresentar nomes que nem sempre foram conhecidas ou valorizadas, divulgar suas trajetórias e suas contribuições em diversas áreas, como saúde, educação, ciência, cultura e direitos humanos. Estão entre os nomes: Nísia Floresta, Ana Néri, Anita Garibaldi, Maria da Penha, Dandara, Pagu, Maria Quitéria, Carolina Maria de Jesus, Maria Firmina dos Reis e outras. Além de ser um importante registro histórico e cultural, é um material informativo e inspirador para todas as idades.
Na apresentação, as autoras destacam: “Como critério, optamos por celebrar as diferentes áreas de atuação – da arte aos direitos humanos, das revoluções à medicina, da luta contra a escravidão do passado e de agora à ciência. Pioneiras, ousadas, guerreiras, rebeldes, curiosas, valentes – nenhuma delas se limitou ao papel que lhes foi atribuído socialmente. São todas mulheres à frente do seu tempo, que foram além.”
Leia um trechinho do livro:
“Dandara foi uma guerreira negra fundamental para o Quilombo dos Palmares. Bertha Lutz foi a maior representante do movimento sufragista no Brasil. Maria da Penha ficou paraplégica e por pouco não perdeu a vida, mas sua luta resultou na principal lei contra a violência doméstica do país. Essas e muitas outras brasileiras impactaram a nossa história e, indiretamente, a nossa vida, mas raramente aparecem nos livros. Este volume, resultado de uma extensa pesquisa, chega para trazer o reconhecimento que elas merecem. Aqui, você vai encontrar perfis de revolucionárias de etnias e regiões variadas, que viveram desde o século XVI até a atualidade, e conhecer os retratos de cada uma delas, feitos por artistas brasileiras. O que todas essas mulheres têm em comum? A força extraordinária para lutar por seus ideais e transformar o Brasil.”
Compre o livro AQUI!