O novo livro “Flores da Batalha”, de Sérgio Vaz, ganhará exposição no metrô de São Paulo ainda no mês de março. As frases e poesias foram selecionadas para a intervenção pelo próprio poeta.
Flores de Batalha, lançado pela Global Editora, integra o título da série Flores, que começou com “Flores de Alvenaria”, publicado em 2016. O prefácio foi escrito por Emicida, um dos muitos moradores da periferia que teve Sérgio Vaz como inspiração para ingressar no universo literário.
Leia também: Os 15 melhores poemas de Flores de Alvenaria, de Sérgio Vaz
Geralmente, os textos do autor abordam temáticas sociais como a vida cotidiana das periferias e a realidade do povo brasileiro e refletem sobre diversos sentimentos.
A partir do dia 28 de março até 28 de junho, os usuários poderão conferir a mostra. O início está previsto para a estação República, da linha Vermelha, por 30 dias. Terá continuidade nas estações da linha Azul e Verde. Após, ficará de forma fixa, localizada nas plataformas, na estação Marechal Deodoro. No dia da abertura, haverá um bate-papo e leitura de poemas com o autor às 12h. Uma oportunidade para que os paulistanos possam ter contato com a poesia no meio da rotina acelerada do dia a dia.
Sobre o autor
Sérgio Vaz, conhecido como o poeta da periferia, completa 35 anos de atividade misturando intervenção urbana e poesia. Além de escritor, é também um importante nome na divulgação cultural das periferias. Criador da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia) e do Sarau da Cooperifa – movimento que transformou um bar da periferia da zona sul de São Paulo em centro cultural. As atividades desenvolvidas pelo projeto contam com encontros de leitores e escritores, visitação em escolas, diversos saraus, entre outras ações que colaboram para a expansão e divulgação da poesia. O trabalho do autor é reconhecido em outros países e já recebeu vários prêmios. Estão entre os títulos publicados: Colecionador de Pedras, Literatura, pão e poesia e Flores de Alvenaria.