Paco Roca (Valência, 1969) é um versátil roteirista e ilustrador de quadrinhos. Começou a fazer trabalhos de publicidade e acabou montando um estúdio de ilustração em sua cidade natal.
Pouco tempo depois, passou a conciliar os trabalhos dos quais tirava o sustento com a criação de histórias em quadrinhos. Assim, publicou, entre outras novelas gráficas, El faro, Rugas — pela qual recebeu o Prêmio Nacional del Cómic em 2008, os prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Obra no Salão Internacional de Quadrinhos de Barcelona de 2008 e o Prêmio Goya de Melhor Roteiro de 2012, com o texto da versão cinematográfica dirigida por Ignacio Ferreras, que também ganhou a estatueta de Melhor Filme de Animação.
No Brasil, suas obras são publicadas pela Editora Devir. Separamos algumas obras publicadas por Paco Roca no Brasil pra você conhecer. Confira:
A Casa
Três irmãos retornam para casa de férias onde passaram sua infância acompanhados de suas famílias com a intenção de limpar o imóvel e colocá-la à venda. Mas enquanto a poeira é varrida e o lixo é levado para a caçamba, feridas emocionais de décadas atrás rapidamente preenchem a casa vazia.
Roca, através de uma narrativa emocionante e com uma arte que usa uma paleta de cores que são um espetáculo à parte, propõe uma reflexão: o que acontece com irmãos e irmãs quando a única pessoa que mantem a família unida se foi? A casa é um trabalho extremamente pessoal de Paco Roca (dedicado a seu falecido pai) ao mesmo tempo que aborda temas universais.
Compre aqui!
Rugas
Internado num asilo para idosos porque sofre de Alzheimer, Emílio encara a vida comunitária como uma prova difícil de se vencer. Mas ele aceita rapidamente o seu novo ambiente e decide lutar para escapar à decadência que sua doença o levará.
Para o autor, a comunidade do ser humano lembra uma biblioteca, na qual os livros se empilham em montanhas de papel
amarelado, po-voadas de sonhos e fantasias.
O desgaste de toda uma vida os cobre de rugas, e alguns veem as letras das suas páginas se apagarem, folha após folha, até ficarem totalmente brancas. Apesar disso as emoções mais intensas sobrevivem, preservadas como um tesouro escondido numa ilha distante.
Compre aqui!
Leia também: Jogos de Guerra, a ficção científica que retrata a luta de latinos e africanos contra o imperialismo
Regresso ao Éden
A partir de uma foto de família tirada na antiga praia de Nazaret em 1946, Paco Roca desenha um afresco da Espanha do pós-guerra através de uma dessas famílias humildes – reflexo de grande parte da sociedade espanhola que sobreviveu à ditadura de Franco –, com graves problemas de acesso aos meios de subsistência e que se vê obrigada a recorrer ao mercado negro para conseguir se manter.
Um vigoroso e delicado retrato em quatro cores de uma Espanha de tons de cinza e liberdades cerceadas por um regime político que também é um terreno fértil para a propagação da miséria moral.
Repleto de referências autobiográficas, Paco Roca dá um passo adiante em sua busca pelo resgate da memória com Regresso ao Éden. Emotivo e equilibrado, repleto de recursos gráficos e soluções narrativas de primeira linha, Roca apresenta sua obra autoral mais ambiciosa – uma maravilhosa homenagem e reconhecimento à terrível vida que sua mãe teve no pós-guerra, homenagem esta extensiva a todas as mulheres que sofreram com a repressão e a miséria impostas pela ditatura na Espanha.
Compre aqui!
Acasos do destino
Através das memórias de Miguel Ruiz, republicano espanhol exilado na França, Paco Roca reconstrói em ‘Acasos do destino’ a história da La Nueve, uma companhia sob o comando do capitão Dronne integrada à segunda divisão blindada do general Leclerc, formada principalmente por republicanos espanhóis.
A maioria dos homens que compunham La Nueve tinha menos de 20 anos quando, em 1936, pegaram em armas pela primeira vez para defender a República Espanhola. Ninguém sabia então que os sobreviventes só abandonariam as armas oito anos depois, e que na noite de 24 de agosto de 1944, eles seriam os primeiros a entrar em Paris, liderando o desfile da vitória no dia 26 de agosto pela Champs-Élysées. No entanto, eles não alcançarão seu objetivo final de ver a Espanha livre do franquismo.
Acasos do destino é uma história emocionante sobre a contribuição espanhola na Segunda Guerra Mundial, que se tornou um sucesso instantâneo entre leitores e críticos de todo o mundo.
Compre aqui!
Conheça o catálogo da Editora Devir!