Uma das fotografias mais fortes de todos os tempos: A fotografia que registra o momento exato em que prisioneiros judeus souberam que estavam livres do nazismo e dos campos de concentração.
Esta foto foi tirada em abril de 1945 pelo Major Clarence Benjamin. A cena que ela retrata é um trem de prisioneiros judeus que haviam sido interceptados pelas Forças Aliadas. O que a fotografia registra é o exato momento em que elas souberam que o trem não iria para um Campo de Concentração e que, a partir daquele instante, elas estavam libertas.
A captura da mistura de alívio com alegria das mulheres, ainda que com um reflexo do cansaço e sofrimento vivido dos últimos anos, torna a fotografia uma das mais marcantes da história.
Veja também: Aos 98 anos, sobrevivente do Holocausto conquista seguidores no TikTok ao contar sua história
Quem são a mulher e a menina da foto?
Podemos ter uma ideia da identidade da mãe e da filha na foto aqui, embora por enquanto permaneçam anônimas porque se optou por manter esse segredo. Mas, ainda assim, encontramos muitas pessoas que se reconhecem na foto. Você vê, então que o sargento Gross tinha uma pequena câmera Kodak Brownie que sua esposa havia enviado para ele em combate. Antes de ajudar o Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos a adquiri-los em 2013, essas imagens nunca haviam sido vistas fora da família e dos amigos.
O que torna essas fotos tão especiais é que elas revelam os momentos de libertação. Ainda assim, é importante deixar claro que a maioria das fotos existentes do Holocausto, e de prisioneiros e trens judeus, são as imagens horríveis de vítimas sendo transportadas ou descarregadas em campos de extermínio para serem assassinadas. Portanto, esta coleção de fotos é uma raridade e não deve ser considerada um exemplo do verdadeiro horror que se desenrolou; Em vez disso, talvez deriva seu poder como um testemunho do poder do bem, bem como do mal, de que os homens são capazes.
Matthew Rozell
Você já tinha visto essa fotografia dos judeus sendo libertos? Um dos episódios mais terríveis que jamais podemos repetir. Deixe seu comentário!
Fonte:
https://teachinghistorymatters.com/the-liberation-photos/