Théo Costa Ribeiro, de 5 anos, morador de São Paulo, foi considerado o brasileiro mais jovem a ingressar na Mensa Internacional, organização que reúne pessoas com alto quociente de inteligência (QI). Em seis dias de testes, ele alcançou 146 pontos, o que equivale a 99,8 de percentil.
Com a volta das aulas presenciais, os professores do Théo comunicaram aos pais que perceberam um desenvolvimento acima do esperado para sua idade. A partir desse momento, eles resolveram investigar. Os testes comprovaram que o menino tem a capacidade intelectual de uma pessoa de 15 anos.
“Foi um susto maior do que a gente imaginava porque ele não é só espertinho ou superdotado. O resultado aponta para um nível de gênio”, disseram os pais surpresos e apreensivos.
Eles ressaltaram também que mantêm um diálogo com o filho e explicam a situação, mas destacaram que é essencial que Théo tenha uma boa infância.
Mudança na escola
Após os testes, o menino adiantou uma série. Devido ao seu desenvolvimento cognitivo, ele passou para o segundo ano do ensino fundamental, dividindo a sala com crianças entre 7 e 8 anos.
Embora os pais estivessem receosos, Théo se adaptou bem e os novos colegas também foram receptivos. Quanto às habilidades, ele demonstrou que tem desenvoltura para diversas áreas, porém os pais querem deixar essa decisão para o futuro: “Nosso principal objetivo é dar oportunidades para ele se tornar o que ele quiser e principalmente garantir que ele vai ser uma pessoa íntegra e feliz”, disse o pai.
Leia mais: Menino de 8 anos faz sucesso após escrever livro e escondê-lo em biblioteca
Anteriormente, o título de brasileiro mais novo a ingressar no Mensa Internacional pertencia a Gustavo Saldanha, de 8 anos, também de São Paulo, que no ano passado conseguiu 140 pontos, equivalente a 99, 6 percentil nos testes de QI.