Você já leu algum livro sobre budismo ou cultura zen? Pois aqui você vai ter uma grande lista de indicações! O budismo é uma religião indiana baseada nos ensinamentos de Sidarta Gautama, conhecido como o Buda. De caráter filosófico e não teísta, surgiu na Índia Antiga como uma tradição ascética entre os séculos VI e IV a.C. A escola do budismo surgida na China do VI d.C. é levada para o Japão no XII, onde granjeou grande importância cultural até os dias atuais, caracterizada pela busca de um estado extático de iluminação pessoal ( satori ), equivalente a um rompimento deliberado com o pensamento lógico, obtido por meio de práticas de meditação sobre o vazio ou reflexão a respeito de absurdos, paradoxos e enigmas insolúveis ( koans).
O NotaTerapia separou 10 livros sobre budismo e cultura zen que você precisa conhecer!
O Zen e a Arte de Manutenção de Motocicletas do Robert Pirsig
‘Zen e a arte da manutenção de motocicletas’ é uma epopéia moderna que mudou a mentalidade de toda uma geração e continua servindo de inspiração a milhões de pessoas. Esta narrativa de uma viagem de moto feita por um homem e seu filho durante as férias de verão transforma-se numa odisséia pessoal e filosófica e trata de questões fundamentais do nosso modo de viver. Ecoando todas as confusões da existência, este clássico, emocionante e transcendente, tem por tema a própria vida.
Compre aqui!
A Gata do Dalai Lama de David Niche
Diferentes nomes, muitas experiências e uma rotina dividida entre elevação espiritual, celebridades e situações prosaicas. “A Gata do Dalai Lama” é um delicioso e delicado relato de uma felina bastante especial, dona de histórias igualmente singulares e senso de humor. Salva da morte pelo líder espiritual tibetano mais conhecido do planeta, ela passa a usufruir – sem cerimônias – da intimidade de Sua Santidade, de seus ensinamentos e sabedoria.
Compre aqui!
Veja também: E se Orwell, Huxley e Bradbury tivessem acertado?
A Arte Cabalheiresca do Arqueiro Zen – Eugen Herrigel
Trazendo o fantástico para o nível real, o filósofo alemão Eugen Herrigel, conta nessa obra a sua extraordinária experiência como discípulo de um mestre Zen, com quem aprendeu a arte de atirar com arco, durante os anos em que viveu no Japão. Esse é um livro que ajudará o leitor do Ocidente a penetrar na essência dessa experiência oriental.
Compre aqui!
Musashi, de Eiji Yoshikawa
Este romance épico baseado diretamente na história japonesa narra um período da vida do mais famoso samurai do Japão, que viveu presumivelmente entre 1584 e 1645. O início é antológico: Musashi recupera os sentidos em meio a pilhas de cadáveres do lado dos vencidos na famosa batalha de Sekigahara, em 1600. Perambula a seguir em meio a um Japão em crise onde samurais condenados por senhores feudais ao desemprego e à miséria (os rounin), desbaratados, semeiam a vilania ditando a lei do mais forte.
Compre aqui!
In My Own Way, de Alan Watts
Alan Watts acompanha sua evolução espiritual e filosófica. Filho de conservadores religiosos na Inglaterra rural, ele se tornou um professor espiritual livre que desafiou os ocidentais a desafiar as convenções e pensar por si mesmos. O retrato de Watts de si mesmo mostra que ele era um renegado filosófico desde o início de sua vida intelectual. Autodidata em muitas áreas, ele chegou ao budismo através dos ensinamentos de Christmas Humphreys e D. T. Suzuki.
Compre aqui!
Veja também: A semântica do acaso: uma sintaxe desordenada do azar?
Sidarta, de Herman Hesse
Sidarta é um espírito rebelde, seguidor dos ensinamentos de Buda, fiel à sua própria alma. Em sua busca pela verdadeira felicidade, o filho de brâmanes, favorecido na aparência, na inteligência e no carisma, torna-se um asceta. Para isso, segue um caminho tortuoso que o leva, através de um sensual caso amoroso com uma cortesã, das tentações à autocompreensão.
Sidarta é uma reflexão sobre a busca da sabedoria que encanta gerações.
Compre aqui!
Um Caminho com o coração, de Jack Kornfield
Talvez o livro mais importante até agora escrito sobre meditação, sobre o processo de transformação interior e a integração da prática espiritual no modo de vida atual, Um Caminho com o Coração traz à tona, um por um, todos os desafios da vida espiritual no mundo moderno. Escrito por Jack Kornfield, professor, psicólogo e mestre em meditação de renome internacional, esse livro inspirador percorre uma vasta gama de questões essenciais, incluindo várias que raramente são tratadas em obras dessa natureza. Um grande livro para refletir sobre budismo e cultura zen.
Compre aqui!
Zen City, de Eliot Fintushel
O mundo de ZEN CITY é um mundo de desejos apaixonados: o desejo de poder, o desejo de ordem e o desejo de autotranscendência. ZEN CITY é uma história sobre a luta e a violência de pessoas que se veem lutando pelo máximo. Ao longo do caminho, ZEN CITY apresenta uma crítica astuta da prática e perversões da espiritualidade importada na América do século XX. PUBLISHERS WEEKLY crítica estrelada “… este livro é um sucesso brilhante, habilmente tecendo um romance trágico que é sobre todos nós, e nenhum!
Compre aqui!
A arte de viver, Thich Nhat Hanh
Em tempos difíceis, há uma urgência de entender a nós mesmos e ao mundo. Temos muitas questões que nos perturbam tanto consciente quanto inconscientemente. Nesta obra, Thich Nhat Hanh, um dos líderes espirituais mais respeitados hoje, revela a arte de viver em um estado de consciência plena que nos ajuda a responder às perguntas mais profundas da vida e a sentir a felicidade e liberdade que desejamos. Revelando meditações que nos libertam para uma vida feliz, pacífica e ativa, ele nos mostra como encarar a idade e a morte com curiosidade e alegria, não com medo, e, acima de tudo, como gerar felicidade, compreensão e amor para que possamos viver profundamente cada momento de nossas vidas, exatamente onde estamos.
Compre aqui!
Sete anos no Tibet, de Henrich Harrer
Sete anos no Tibet’ conta como Henrich Harrer e seu companheiro Peter Aufschnaiter chegaram até a cidade Proibida de Lhasa, capital do Tibet, depois de fugirem de um campo de prisioneiros de guerra da índia em 1943. Nessa fuga, os dois atravessaram as montanhas geladas do Himalaia enfrentando a rejeição das autoridades tibetanas e as baixas temperaturas. Aceitos depois de atingirem a Cidade Proibida, Harrer acabou como tutor do jovem Dalai Lama.
E aí, gostou da nossa lista com livros de budismo e cultura zen? Conhece mais algum livro? Indica pra gente nos comentários!