Nesse dia das crianças, o NotaTerapia indica obras infanto-juvenis que trazem muitas reflexões para crianças e adultos.
Nesse dia das crianças, o NotaTerapia indica obras infanto-juvenis que trazem muitas reflexões para crianças e adultos. Normalmente, livros infantis buscam trazer ensinamentos importantes para crianças de forma lúdica. Eles costumam ser recheados de metáforas e situações a partir das quais podemos, enquanto adultos, discutir com as crianças temas relevantes da vida.
Mas há livros infanto-juvenis que trazem reflexões tão importantes e de uma forma tão bonita que vale apena até nós, adultos, lermos essas obras.
Em homenagem ao dia das crianças, selecionamos 5 dessas obras – muitas delas de autores e autoras que conhecemos no mundo dos adultos! – infantojuvenis que todo adulto deveria ler.
Confira:
1- A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga
A Bolsa Amarela é a história de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família. Ela reprime três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela) – a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação – por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio “criança não tem vontade” – essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia. Assim, ela junta o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias. Ao mesmo tempo que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa, e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa.
2- Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll
O livro conta a história de uma menina curiosa que decide seguir um coelho branco, quando de repente cai em sua toca e é levada a um reino onírico, onde convive com criaturas estranhas e se envolve nas mais inusitadas aventuras. Neste universo inesperado, não há limites entre sonho e realidade. Mais do que uma obra ficcional-juvenil, Alice no País das Maravilhas é uma alucinante viagem por um mundo nada óbvio em que imaginação, desafios de lógica, jogos de palavras e situações nonsense combinam-se de maneira única e inesquecível.
Veja AQUI 18 livros para adultos protagonizados por crianças!
3- A Vida Íntima de Laura, de Clarice Lispector
O livro conta a história de Laura, a galinha que mais bota ovos em todo o galinheiro, mas que tem o pescoço mais feio do mundo e é burra de dar dó. Compondo uma “personalidade” cheia de nuances para sua personagem, Clarice diverte os pequenos sem subestimar sua inteligência e perspicácia.
4- O Jardim, de Carlos Drummond de Andrade
Neste livro, construído a partir de crônicas e poemas de Carlos Drummond de Andrade, o leitor conhece as várias faces do seu jardim: “O jardim, convite à preguiça, exige trabalho infatigável.”; “Jardim apenas, pétalas, presságio.”; “‘Amor’ — eu disse — e floriu uma rosa/ embalsamando a tarde melodiosa/ no canto mais oculto do jardim,/ mas seu perfume não chegou a mim.”
5- O Bicho Alfabeto, de Paulo Leminski
O bicho alfabeto tem vinte e três patas, ou quase. Por onde ele passa, nascem palavras e frases. Só que quando ele encontra o Paulo Leminski, das palavras nascem versos e poemas, que falam sobre o mar, o vento, a chuva, uma estrela, uma pedra, um cachorro, um sapo, uma formiga. Coisas que todo mundo conhece do dia a dia, mas que podem se transformar em outras quando entram na poesia do Leminski. Selecionados a partir do livro Toda poesia e com ilustrações de Ziraldo, os vinte e seis poemas de O bicho alfabeto convidam o pequeno leitor a um passeio surpreendente pela natureza, pelo humor e pela linguagem. E quem decidir se aventurar por essas páginas nunca mais vai ver o mundo do mesmo jeito.
*Sinopses do Skoob.
Imagem da Capa de Comfreak por Pixabay