O desmonte do governo em relação às universidades públicas está chegando ao seu limite
A UFRJ pode fechar as suas portas. É isso mesmo que você leu. A faculdade mais antiga do Brasil corre o risco de não manter suas portas abertas por conta da falta de pagamento. Isso significa falta de repasses do governo federal.
Sem luz e sem Água
Em artigo no UOL, a reitora contou que com o orçamento disponível, “a Universidade Federal do Rio de Janeiro não tem como continuar funcionando.” Ela disse ainda que “A UFRJ fechará suas portas por incapacidade de pagamento de contas de segurança, limpeza, eletricidade e água”. A matéria é resultado de uma entrevista concedida ao jornal o Globo em que se publica este relato que também foi assinado também pelo vice-reitor Carlos Frederico Leão Rocha.
Os dois afirmam ainda que “o orçamento discricionário aprovado pela Lei Orçamentária para a UFRJ em 2021 é 38% daquele empenhado em 2022”. O texto se refere a informações do Governo recebidas pela universidade no dia 29 de abril. Na época, a UFRJ ficou sabendo que R$ 41,1 milhões de seu orçamento discricionário haviam sido bloqueados. Esse orçamento equivale a contas de infraestrutura física, de segurança, limpeza, eletricidade e água.
Vacinas contra o Covid-19 podem parar
Segundo o UOL, entre os serviços realizados pela UFRJ que podem ser comprometidos por causa do corte de orçamento, estão pesquisas de duas vacinas nacionais contra a Covid-19 que estão sendo feitas em laboratórios da universidade e se encontram em testes pré-clínicos.